Desporto

Rio Ave e Casa Pia sobem à I Liga

Vila-condenses sagram-se campeões da II Liga e o Chaves disputa play-off de promoção com o Moreirense

None

Rio Ave e Casa Pia são as duas equipas que sobem à I Liga e voltam ao topo do futebol, em Portugal. Os vila-condenses venceram o Chaves, por 3-0, no Estádio dos Arcos, chegam aos 70 pontos e sagram-se campeões da II Liga ao leme do treinador Luís Freire, ex-técnico do Nacional da Madeira.

Já o Casa Pia venceu o Leixões, por 5-1, e carimba o regresso à I Divisão onde só esteve uma vez, na época 1938/1939. Os 'Gansos', que praticamente estiveram sempre na liderança da competição, concluem a sua notável campanha com 68 pontos.

Quanto aos flavienses, que terminam em 3.º lugar com 64 pontos, vão disputar o play-off de promoção com o Moreirense.

Mais uma subida para Luís Freire

Luís Freire conquista mais uma subida à I Liga, a segunda da carreira, agora com o Rio Ave - formação que desceu na temporada transacta depois de perder com o Arouca, no play-off, por 5-0 no conjunto das duas mãos.

O ex-treinador do Nacional da Madeira subiu com os alvinegros, em 2020, num campeonato que ficou marcado pelo fim da competição, em Março, e a consequente definição da sua classificação final por referência à que se verificava à passagem da 24.ª jornada.

Também conseguiu subir o Mafra do Campeonato de Portugal para a II Liga (2017/2018) e conquistou algumas promoções no Distrital de Lisboa, ao leme de Ericeirense e Pêro Pinheiro - neste último emblema subiu... ao Campeonato de Portugal.