Madeira

PCP propõe aumento extraordinário de 20 euros nas pensões de reforma

None

O PCP entregou à sua representação parlamentar na Assembleia da República, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2022, uma proposta que assegura um aumento extraordinário das pensões de 5,3% com um valor mínimo de 20 euros.

"Nos últimos anos, por insistência e intervenção do PCP, foi possível pôr fim aos cortes nas pensões e reformas e garantir aumentos extraordinários consecutivos, beneficiando mais de dois milhões de reformados com estes aumentos", sublinha em comunicado. 

"O aumento extraordinário das pensões, além de se revestir de uma dimensão de justiça social para os reformados e pensionistas, assume especial importância nos tempos exigentes que se vivem com a perigosa escalada de aumento dos preços dos bens e serviços essenciais. Este aumento dos preços está claramente a aprofundar a degradação das condições de vida dos reformados, pensionistas e idosos, muitos dos quais vivem numa situação de pobreza, em resultado dos baixos valores das suas reformas e a aumentar os riscos de empobrecimento de todos aqueles que têm perdido poder de compra resultante da falta de atualização anual dos montantes das suas reformas", dá conta a nota de imprensa enviada esta tarde. 

O PCP destaca, ainda, que o "o aumento dos preços dos bens e serviços essenciais, que já vinha de 2021 está a traduzir-se numa subida da inflação que foi de 1,3% em 2021 e que o Governo estima que se venha a fixar em 2022 nos 4% o que, comparativamente às atualizações das reformas registadas em janeiro entre 0,24 e 1%, resulta numa inflação que será entre 5 a 20 vezes superior ao aumento que as pensões tiveram em Janeiro. Tal possibilidade implica que, para recuperar e valorizar o poder de compra dos pensionistas, esse aumento seja de 5,3% para todas as pensões com um valor mínimo de 20 euros".

O que significa que, "nas pensões mais baixas, cujo rendimento é todo ele destinado ao consumo, o aumento é percentualmente maior".

Com esta proposta o PCP "pretende assegurar uma valorização das pensões como dimensão indispensável da autonomia económica e social, de recuperação real do poder de compra e da elevação das condições de vida dos reformados e pensionistas do nosso país".

"O PCP apresenta esta proposta por ser da mais elementar justiça que sejam adotadas medidas imediatas de valorização de todas as pensões, assegurando recuperação e valorização do poder de compra, com um aumento mínimo de 20 euros em todas elas e de forma a dar expressão mais efetiva à recuperação de rendimentos e direitos", conclui a mesma nota de imprensa.