Madeira

Eliano Marques apontou caminhos para implementação de uma estratégia de dados adequada

Este expert mundial em inteligência artificial partilhou com o público da 5.ª conferência 'Inovação e Futuro' três caminhos para uma segura privacidade de dados

None Ver Galeria

Eliano Marques foi o primeiro orador a tomar a palavra na 5.ª conferência 'Inovação e Futuro', evento organizado pelo DIÁRIO e pela NOS Empresas, que decorre esta tarde, no hotel Savoy Palace. 

Na sua intervenção, este expert mundial em Inteligência Artificial (IA) falou da importância da privacidade numa estratégia de dados e deixou alguns conselhos aos empresários, que, mais cedo ou mais tarde, independente da dimensão da empresa, vão ter de lidar com estas questões. 

A privacidade dos dados foi um dos aspectos apontados como primeiro caminho a percorrer, onde se inclui a encriptação e a  'tokenização' de dados.

Logo depois, o anonimato e a utilização de dados sintéticos foi segundo caminho indicado pelo especialista madeirense que é director de dados e IA na Protegrity, como forma de uma empresa conseguir implementar uma estrutura segura. 

Uma terceira via a ser percorrida prende-se com o 'federated learning', que se prende com a descentralização dos dados, garantindo, sempre, a inovação nas áreas de inteligência artificial, sem penalizar a privacidade e a segurança dos dados. 

Para cada um dos caminhos apontados, Eliano Marques apresentou exemplos práticos, em diversas áreas, como os serviços financeiros, a saúde ou os investimentos financeiros, sempre com o objecto de passar mais conhecimento e informação para o público presente.