Madeira

Vinho Madeira promovido na Alemanha

A Feira ‘Prowein’ decorrerá entre 15 e 17 de Maio

None

O Vinho Madeira terá um novo palco internacional.

Desta vez será em Düsseldorf, na Alemanha, na Feira ‘Prowein’, que decorrerá entre 15 e 17 de Maio, através de uma acção orientada pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), juntamente com seis empresas do sector do Vinho Madeira.

São elas: Justino’s Madeira Wines, Henriques & Henriques, Vinhos Barbeito, H.M. Borges, Madeira Wine Company e CAF – Madeira Vintners.

Para além da participação dos agentes económicos do Vinho Madeira, o IVBAM reuniu esforços para promover uma masterclass de Vinho Madeira, intitulada de ‘Madeira - The legacy of a unique wine’, a qual será ministrada por Rubina Vieira, responsável pelo Gabinete de Acções Educativas do IVBAM.

A ‘Prowein’ é a maior feira mundial de vinho e bebidas espirituosas, sendo por isso um local de referência para reunião de profissionais de ambos os sectores, com mais de 6.300 expositores, de 60 países, incluindo as regiões vitivinícolas mais importantes do mundo.

Dada a sua dimensão, conta com uma representação muito expressiva de jornalistas, líderes de opinião, importadores e compradores de vários países, razões pelas quais, a participação do Vinho Madeira neste certame assume uma relevância gigantesca na promoção e consequente alavancagem económica do sector.

Para além disso, o facto desta feira se realizar na Alemanha, um dos mais importantes mercados no que se refere à comercialização de Vinho Madeira, acresce relevância a esta participação. Com efeito, o mercado alemão ocupou em 2021, o segundo lugar da Europa, com mais de 300 000 litros transacionados, o que perfez um total de 1.412.543 euros. Até Abril de 2022, já foram transaccionados, para o mesmo mercado, mais de 88.000 litros correspondendo a 375.971,57 euros.

Esta acção é realizada no âmbito do Plano Promocional do Vinho Madeira no âmbito do 'Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020'.