País

Coimbra presta homenagem póstuma ao presidente da Associação Académica

Cesário Silva, estudante de Engenharia Informática, faleceu em Março na sequência de um acidente automóvel.

None

A Câmara de Coimbra prestou hoje uma homenagem póstuma ao antigo presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Cesário Silva, que morreu a 12 de março, atribuindo-lhe a Medalha da Cidade -- Grau Prata.

A Câmara de Coimbra entregou hoje à família de Cesário Silva, numa cerimónia no Salão Nobre do concelho, a Medalha da Cidade -- Grau Prata.

"Apesar dos poucos meses em que assumiu funções como presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, Cesário Silva mostrou um forte empenho e sentido de justiça em prol de toda a academia", lê-se no texto que justifica a atribuição da distinção ao antigo dirigente estudantil, que morreu na sequência de um acidente de viação.

O presidente da Câmara, José Manuel Silva, afirmou que a morte de Cesário Silva foi "uma grande perda para Coimbra", destacando que apesar de o tempo à frente da AAC ter sido "efémero" foi suficiente para deixar "um legado".

"A Câmara e a população de Coimbra não podiam deixar de se associar a esta singela, mas profunda e muito sentida homenagem a um líder estudantil que nos deixou de forma tão dramática e que nos marcou pelos seus traços de personalidade", salientou o autarca.

A mãe do ex-presidente da AAC, Vera Fonseca, em representação da família de Cesário Silva, agradeceu a homenagem.

"Era uma pessoa imensa. Saber que pelos sítios por onde passou conseguiu transmitir todas as suas qualidades, só nos pode deixar orgulhosos", disse Vera Fonseca, de voz embargada.

Num discurso aplaudido de pé, a mãe de Cesário Silva afirmou ainda que a homenagem "atenua um pouquinho" a dor de perder um filho.

Após os discursos, decorreu uma atuação da Secção de Fado da AAC, onde foram tocados, entre outros, temas como "Capa Negra, Rosa Negra", "A Trova do Vento Que Passa" ou "Fado D'Anto", onde Zeca Afonso canta: "Quando um estudante morre, os sinos tocam assim".

Após a cerimónia, decorreu uma sessão evocativa da Crise Académica de 1969, organizada entre a Câmara de Coimbra e a AAC.

Cesário Silva, 24 anos, estudante de Engenharia Informática, morreu a 12 de março, na sequência de um choque frontal entre duas viaturas ligeiras, ocorrido em Oliveira de Azeméis.

O dirigente estudantil tinha tomado posse em dezembro passado como presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra.

Estudante na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Cesário Silva foi também presidente do Núcleo de Estudantes de Informática e ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.