A Guerra Mundo

ACNUR diz que podem ser atingidos hoje os dois milhões de refugiados

None

Um número superior aos dois milhões de refugiados de guerra da Ucrânia pode ser ultrapassado "hoje ou amanhã" estimou o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi.

"Eu penso que vai ser ultrapassada a barreira dos dois milhões, hoje, ou, o mais tardar, amanhã [quarta-feira]", disse Filippo Grandi durante uma conferência de imprensa em Oslo.

O alto responsável da ONU referiu-se ao número de refugiados após uma deslocação que efetuou à Roménia, Moldávia e Polónia, três países que fazem fronteira com a Ucrânia que está a ser atacada pela Rússia desde 24 de fevereiro.  

As guerras nos Balcãs, na Bósnia e no Kosovo, também provocaram um grande fluxo de refugiados - "cerca de dois ou três milhões mas num período de oito anos" -, sublinhou Grandi.

"Agora, foram oito dias", acrescentou.

"Em várias regiões do mundo vemos coisas destas mas na Europa é a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)", afirmou.

A Rússia garantiu abrir hoje corredores humanitários para a retirada de milhares de civis das principais cidades da Ucrânia e que se encontram sob o fogo da artilharia de Moscovo desde o passado dia 24 de fevereiro.