A Guerra Mundo

UE financia compra de armas e equipamento militar para a Ucrânia

None

Pela primeira vez, a União Europeia vai financiar a compra e entrega de armas e equipamento militar a um país sob ataque, a Ucrânia, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, que revelou também novas sanções à Rússia.

Numa declaração à imprensa na sede do executivo comunitário, em Bruxelas, Ursula von der Leyen anunciou que os 27 estão a trabalhar para "proibir os oligarcas russos de utilizarem os seus ativos financeiros nos mercados europeus" e anunciou outra sanção inédita da UE, que decidiu proibir no espaço comunitário "a máquina mediática do Kremlin", para banir "a desinformação tóxica e nociva" lançada por Moscovo na Europa.

"A Rússia Today e a Sputnik [detidas pelo Estado russo], bem como as suas filiais, já não poderão espalhar as suas mentiras para justificar a guerra de [Vladimir] Putin", disse.

Classificando este como "um momento de viragem", a presidente da Comissão adiantou que a UE prepara-se também para sancionar "o outro agressor nesta guerra, o regime [bielorrusso] de [Alexander] Lukashenko", que é "cúmplice neste ataque vicioso contra a Ucrânia" e que será alvo de um "novo pacote de sanções".

Estes anúncios ocorrem pouco antes do início de uma videoconferência de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, naquela que é a quarta reunião da semana dos chefes da diplomacia dos 27 para discutir a resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.