País

Sismo de magnitude 4,4 sentido na ilha de São Miguel nos Açores

None

Um sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter e epicentro a 57 quilómetros a Este-Sudeste de Água Retorta, na ilha de São Miguel, Açores, foi hoje sentido em várias freguesias do concelho de Povoação.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) indica que o sismo foi sentido às 16:21 (17:21 em Lisboa) e, de acordo com informação do portal do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, foi sentido com intensidade máxima de IV (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Povoação, concelho de Povoação.

A Escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade de IV, considerada "Moderada", os "objetos suspensos baloiçam" e há uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes", descreve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a Proteção Civil, o sismo foi ainda sentido na ilha de São Miguel com "intensidade III/IV na freguesia de Água Retorta" e "intensidade III na freguesia da Ribeira Quente", ambas no concelho da Povoação.

Foi ainda sentido no concelho da Lagoa, com "intensidade II/III nas freguesias de Nossa Senhora do Rosário e de Água de Pau".

Com uma intensidade de IV na Escala de Mercali Modificada, os "carros estacionados balançam", as "janelas, portas e loiças tremem" e "os vidros e loiças chocam ou tilintam", podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, revela o IPMA na sua página da Internet.