Mundial'2022 Desporto

Imprensa brasileira lamenta "fim do sonho" com críticas

None

"Fim do sonho", "balde de água fria" ou "Brasil chora" são algumas das manchetes da imprensa brasileira hoje para descrever a eliminação da 'canarinha' nos quartos de final do Mundial2022 de futebol, com culpas 'atiradas' ao treinador Tite.

A equipa de Tite, cinco vezes campeã mundial, terminou a sua campanha num jogo "dramático" contra a Croácia, que foi resolvido numa disputa de penáltis, diz o jornal O Globo, que acrescenta que o foi adiado "o sonho do 'Hexa' para 2026".

Para o jornal 'O Estado de São Paulo', a equipa brasileira "deixou os seus adversários em pé de igualdade no final do tempo extra".

Ninguém no país esperava uma eliminação contra a Croácia e, antes do encontro, alguns meios de comunicação lançaram sondagens digitais para escolher a melhor forma de vestir a sexta estrela, símbolo de campeão mundial, na camisola verde e amarela.

A Folha de São Paulo ilustra o desastre com várias fotografias do guarda redes croata Dominik Livakovic, "o grande protagonista da partida".

O diário paulista também destaca o golo marcado por Neymar para igualar Pelé como o melhor marcador de todos os tempos da seleção nacional com 77 golos.

Por seu lado, o diário desportivo Lance! considerou que o Brasil "não compreendia o jogo" e "fazia tudo o que a Croácia queria".

Os colunistas do UOL foram os mais duros para Tite, que já tinha anunciado que se demitiria após o Campeonato do Mundo no Qatar.

O comentador Vitor Guedes disse que o treinador "alinhou mal" e que foi "pior ainda" a fazer mudanças, recordando também "a aberração" de chamar Daniel Alves, que não joga desde setembro.

Na mesma linha, o comentador Milton Neves frisou que "Tite foi o grande culpado pelo fracasso do Brasil no Qatar".

"Em primeiro lugar, por ter chamado laterais em que não confiava, tais como Daniel Alves", disse, sublinhando o "erro ao substituir Vinícius Júnior na segunda parte".

"E agora, nada agora! Vai para casa e espera que em quatro anos surja um novo Pelé, mesmo que isso seja totalmente impossível", concluiu.

O Presidente eleito do Brasil já reagiu à derrota, dizendo que "o Brasil se esforçou, Neymar fez um belo golo e o 'time' merecia mais".

"Meus cumprimentos aos jogadores e comissão técnica. Vamos em frente que na vida jamais podemos desistir", frisou.