Madeira

Governo vai continuar com obras de recuperação do património em 2023, diz PSD

None

“O Governo Regional tem vindo a demonstrar, ao longo dos seus mandatos e com as suas preocupações futuras, uma enorme sensibilidade com a conservação e recuperação património cultural imobiliário, visando a sua preservação e salvaguarda”. A afirmação é do deputado Adolfo Brazão, na sequência de uma visita do Grupo Parlamentar do PSD às obras de recuperação de parte das muralhas da cidade e da Fortaleza de São Filipe, no Funchal.

Para o social-democrata esta obra constitui um "exemplo" da "valorização que tem sido dada ao património da Região". Aposta esta que, segundo o parlamentar, "terá continuidade no próximo ano".

“Essa é uma preocupação e um trabalho transversal de todo o Governo, já que têm sido feitas e se perspetivam, no orçamento para 2023, obras dessa natureza, não só pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, como também pela Secretaria Regional do Equipamento e Infraestruturas e pela PATRIRAM”, disse.

Adolfo Brazão realçou que "a Região Autónoma da Madeira é detentora de um considerável património cultural e tem procurado preservá-lo, com a dotação de verbas para a sua recuperação e reabilitação, como tem sido o caso das obras, feitas ou em curso, dos tetos da Sé, do Convento de Santa Clara, do Museu do Romantismo ou do Forte de Santiago, em início de trabalhos".

De igual modo, adiantou o deputado do PSD, no orçamento, que será discutido na próxima semana, “estão inscritas verbas que permitirão a finalização ou continuação daqueles e de outros trabalhos em curso, e estão novamente previstos importantes investimentos nesta área de recuperação e conservação".

"A remodelação da Quinta das Cruzes, o Fortim do Faial, a recuperação e restauro da Capela da Nazaré, as obras na Igreja do Colégio, na torre da Sé do Funchal, no coruchéu da Igreja de Santa Luzia, e no Museu Colombo, no Porto Santo”, foram algumas das intervenções que deverão avançar para o próximo ano, segundo o deputado