5 Sentidos

'Área Folk' com cenário criado pela artista plástica Cristiana Sousa

None

A Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira (AFERAM),  responsável pela 'Área Folk', local na Placa Central da Avenida Arriaga onde actuam os vários grupos de folclore da região, desafiou a artista plástica madeirense Cristiana Sousa a realizar um cenário.

Sob o fio condutor do folclore e da cultura tradicional, o trabalho da artista plástica madeirense resultou na conjugação entre o passado e presente, tradição e a modernidade, história e contemporaneidade.

"A resposta da artista ao repto lançado, serve assim, não só para divulgar as tradições da Madeira e o folclore, como também projectar o seu trabalho num espaço onde passam milhares de pessoas nesta época festiva", explica nota enviada pela AFERAM.

Cristina Sousa, que assina como 'Andorinha', nasceu e cresceu na freguesia da Camacha e desde sempre revelou grande interesse pela cultural tradicional, tendo vindo a integrar o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, desde criança.

É formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e tem mestrado de Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A artista tem realizado vários trabalhos na Região e a nível internacional com referências regionais, à sua cultura e ao seu património histórico e natural.

Nestas Festas de Natal e Fim-do-Ano passarão por esta área 24 grupos de folclore das várias localidades da Madeira, com 35 apresentações.