Desporto

Pelé teve covid-19 três semanas antes de ser internado com infecção respiratória

None

O antigo futebolista brasileiro Pelé desenvolveu a infeção pulmonar que o mantém internado desde 29 de novembro, depois de ter estado infetado com covid-19, disse hoje a sua filha Kelly Nascimento.

"Há três semanas ele teve covid-19. Está vacinado com todas as doses contra a doença, mas devido aos tratamentos de quimioterapia que faz para o cancro no cólon está frágil e contraiu uma infeção pulmonar, por isso foi ao hospital", indicou a filha do antigo futebolista à estação televisiva brasileira Globo.

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo na última terça-feira para reavaliação do tratamento a um cancro no cólon, detetado em setembro de 2021, mas acabou por sofrer uma infeção respiratória, "tratada com antibióticos", explicou a equipa médica.

Segundo o mais recente boletim clínico, divulgado no sábado, Pelé, de 82 anos, "tem tido uma boa resposta aos tratamentos à infeção respiratória, não apresentando agravamento do quadro clínico nas últimas 24 horas".

Vários meios de comunicação brasileiros especulam que o estado de saúde do tricampeão mundial piorou, apesar de os filhos de Pelé terem garantido nos últimos dias que a situação do pai não é grave.

"Não está na unidade de cuidados intensivos, está num quarto normal e não corre risco, está em tratamento", disse a filha Flávia Arantes à Globo, acrescentando: "É muito injusto que digam que está em estado terminal e a receber cuidados paliativos".

A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora se mantenha ativo nas redes sociais.