Madeira

JSD critica inércia da Câmara Municipal de Machico em matéria de juventude

Estrutura de Machico arranca mandato com campanha 'Faça alguém feliz'

None

A nova estrutura de concelhia da JSD Machico tomou posse este fim-de-semana com Margarida Figueira da Silva a suceder André Pão, numa sessão que contou com a participação de Cláudia Gomes, presidente do PSD Machico e Bruno Melim, líder da estrutura regional da JSD. A cerimónia ficou marcada por críticas à Câmara Municipal de Machico.

Para assinalar o fim do mandato, André Pão, deputado municipal pela coligação Somos Machico e vice-presidente da JSD Madeira, relembrou algumas das iniciativas do projecto que liderou durante dois anos, mencionando um conjunto de propostas políticas defendidas, como a construção de um 'dog park' e, ainda, a revisão do regulamento de bolsas de estudo que até o ano de 2022 “discriminava todos aqueles que frequentavam o mestrado, excluindo-os do acesso à referida bolsa, mesmo que a frequência dos mestrados fosse obrigatória e integrada no currículo das licenciaturas”.

Margarida Figueira da Silva, presidente empossada, aproveitou o momento para lançar farpas ao executivo municipal: “Decorridos largos anos da hegemonia socialista no concelho de Machico, continuamos pobres na visão estratégica e integrada do nosso concelho, sendo que em matéria de juventude a autarquia tem-se limitado a reagir a estímulos, em vez de projectar, agir e lançar sementes para o futuro”.

A jovem dirigente aproveitou a oportunidade para lançar a primeira iniciativa do mandato, o projecto 'Faça alguém Feliz', que consiste numa campanha de angariação de bens (livros, roupas e brinquedos) para entregar a instituições do concelho. A mesma decorre entre os dias 5 e 23 de Dezembro, na sede do PSD em Machico. “Todos os gestos são pequenos para ajudarmos aqueles que mais precisam”, disse.

Bruno Melim, líder regional da JSD, encerrou a tomada de posse referindo a importância da renovação das estruturas locais da JSD como forma de modernizar a própria estrutura e o posicionamento político do partido.

À nossa geração cumpre falar dos problemas tradicionais que todas as gerações de jovens atravessaram, mas também, falar das preocupações próprias da nossa geração tal como a mobilidade e desenvolvimento sustentável, a electrificação da economia ou a transição digital. Bruno Melim, líder regional da JSD

“A preparação política para ocupar determinados cargos mede-se, essencialmente, por sermos proactivos na identificação dos problemas e na concretização de, pelo menos, uma das possíveis soluções. Vemos que embora parecendo fácil, nem sempre o é. Basta olhar para tudo o que o executivo socialista de Machico não tem sido capaz de fazer neste concelho e como as diversas oportunidades têm passado ao lado deste concelho nos últimos 10 anos”, rematou o também deputado à Assembleia Legislativa regional.