Mundo

Presidente da Comissão Europeia lembra renúncia ao pontificado como "sinal forte"

None

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, lamentou hoje a morte do papa emérito Bento XVI e lembrou o "sinal forte" enquanto "servo de Deus e da sua Igreja" quando este renunciou ao pontificado.

"A morte do papa Bento XVI entristece-me. Bento XVI havia dado um sinal forte com sua renúncia, vendo-se primeiro como um servo de Deus e da sua Igreja. Uma vez que sua força física diminuiu, ele continuou a servir por meio do poder das suas orações", escreveu Ursula Von der Leyen na rede social Twitter.

Na mesma mensagem, a líder da Comissão Europeia aproveita para enviar condolências a todos os católicos.

O papa emérito Bento XVI, que morreu hoje com 95 anos, abalou a Igreja ao resignar do pontificado por motivos de saúde, em 11 de fevereiro de 2013, a dois meses de comemorar oito anos no cargo.

Joseph Ratzinger nasceu em 1927 em Marktl am Inn, na diocese alemã de Passau, e foi Papa entre 2005 e 2013.

Ratzinger tornou-se no primeiro alemão a chefiar a Igreja Católica em muitos séculos e um representante da linha mais dogmática da Igreja.

Os abusos sexuais a menores por padres e o "Vatileaks", caso em que se revelaram documentos confidenciais do papa, foram casos que agitaram o seu pontificado.

Bento XVI ordenou uma inspeção às dioceses envolvidas, classificou os abusos como um "crime hediondo" e pediu desculpa às vítimas.

Durante a viagem a Portugal, em maio de 2010, Bento XVI disse que "o perdão não substitui a justiça".