Madeira

Rachid Madrane eleito presidente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias

None

O presidente do Parlamento da Região de Bruxelas-Capital (Bélgica), Rachid Madrane, foi eleito esta terça-feira, 20 de Dezembro, presidente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE) para o ano de 2023.

A eleição acontece após o pedido de saída do presidente cessante, Jean-Claude Marcourt, que havia pedido a demissão da presidência do Parlamento da Valónia.

Rachid Madrane pretende continuar a acção iniciada durante a presidência exercida este ano pelo Parlamento da Valónia, bem como o programa de trabalho que foi apresentado e adoptado pela Assembleia Plenária na reunião anual de 18 de Novembro de 2022.

De acordo com o Regimento da CALRE , o Parlamento da Valónia exercerá a vice-presidência da Conferência para o ano de 2023.

É uma verdadeira honra que os membros da CALRE depositem a sua confiança em mim. Pude medir, participando no seu trabalho, o quão importante é para as regiões poderem levar a voz dos seus cidadãos a montante das decisões que são tomadas a nível europeu, para que o projecto europeu esteja ancorado na realidade. Com o apoio dos membros da CALRE, trabalharei para fortalecer a participação activa das Assembleias Regionais no processo de tomada de decisão. Rachid Madrane

A CALRE tem como missão consolidar o princípio da subsidiariedade no seio da União Europeia, aprofundar os princípios democráticos e participativos, defender os valores e os princípios da democracia regional, estreitando, ainda, os vínculos entre as 72 Assembleias Legislativas Regionais que compõem a CALRE.