Madeira

Ponta do Sol adere à Rede de Cidades Resilientes e à Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes

A Câmara da Ponta do Sol informou esta quinta-feira que aderiu à Rede de Cidades Resilientes e à Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), visando "a consolidação de uma estratégia de redução local do risco de catástrofes e incremento da resiliência no concelho".

A PNRRC é um ponto de convergência de entidades e parceiros cuja experiência e conhecimento técnico são fundamentais na capacitação no âmbito da prevenção e mitigação de riscos de catástrofes e de eventos climáticos extremos. 

Por sua vez, a Rede das Cidades Resilientes, lançada em 2010, pela Organização das Nações Unidas, tem como objectivo reduzir o risco com enfoque na prevenção, antecipar a incerteza e ameaça, e resistir ao desastre, através de melhor socorro e rápida recuperação.

[Esta adesão à Rede de Cidades Resilientes como refere a presidente da Autarquia, Célia Pessegueiro] insere-se numa política que o município detém, que de modo integrado e coeso, e visa actuar na prevenção e na mitigação de riscos das sua população e seus bens [vincando que] a criação de uma Estratégia Municipal de Protecção Civil e a capacitação do Serviço Municipal de Protecção Civil são disso exemplo. Célia Pessegueiro, presidente da Câmara da Ponta do Sol

“Tendo em conta a orografia do nosso concelho associado ao impacto das alterações climáticas é fundamental definir estratégias que antecipem os seus efeitos adversos. Esta adesão irá assim permitir à Ponta do Sol a participação, em rede, com outros municípios e peritos nas áreas de emergência, segurança, economia, transportes, comunicações, educação, agricultura, florestas, investigação científica, entre outras, para a implementação das melhores práticas no concelho", conclui a autarca.