Patrocinado MADEIRA ESTATE

O processo de abertura de uma conta bancária em Portugal

None

Embora ter uma conta bancária portuguesa não seja um requisito legal para residentes e ex-patriotas portugueses, os benefícios de ter uma pode ser particularmente útil para aqueles que passam tempo no estrangeiro e gerem as suas finanças internacionais.

Se residir permanentemente na Madeira ou em Portugal, uma conta bancária portuguesa facilitar-lhe-á muito a vida, poupando-lhe tempo e dinheiro durante as suas transações financeiras diárias, pagando contas domésticas, recebendo rendimentos, e ganhando acesso a linhas de crédito com mutuantes portugueses.

Abertura de uma conta antes da sua mudança para Portugal

Se mudar para a Madeira antes de criar uma conta, ainda pode gerir o seu dinheiro e realizar transações com um fornecedor de cartões internacionais, tais como Visa, Mastercard e American Express. Estes podem revelar-se caros, pelo que aconselhamos a abertura de uma conta em Portugal o mais rapidamente possível.

Há algumas opções disponíveis antes de se mudar.

Abertura de uma "conta de não-residentes". Alguns bancos portugueses têm opções para os não residentes abrirem uma conta a partir do seu país de origem, e depois actualizá-la para uma conta completa uma vez obtida a residência.

Alguns bancos internacionais têm agências em Portugal, bem como no seu país de origem. A abertura de uma conta no seu país de origem pode ser rápida e simples, depois basta mudar o seu endereço quando se mudar para a sua nova residência na Madeira.

Bancos online, tais como o Wise, Revolut e N26 podem fornecer uma conta online com taxas baixas, especialmente quando converte a sua moeda para Euros. A maioria destes bancos oferece todas as funcionalidades de uma conta bancária padrão, com zero taxas mensais e acesso a um Mastercard digital que pode ser facilmente ligado à Apple ou ao Google Pay.

Tipos de contas disponíveis em Portugal

Existem três tipos de contas oferecidas por fornecedores portugueses.

Conta corrente - Uma conta normal, perfeita para transações do dia-a-dia, receber o seu salário e pagar contas domésticas. Normalmente, é cobrada uma taxa mensal de 5 euros para Contas Correntes Portuguesas e é exigido um depósito mínimo quando se abre uma.

Conta Poupança de Acesso Imediato - Uma conta poupança que oferece taxas de juro mais elevadas, mas ainda assim de fácil acesso aos seus fundos. Alguns provedores têm a opção de fundir a sua Conta Poupança de Acesso Imediato com a sua Conta Corrente, para que um saldo positivo pré-definido passe automaticamente para a sua conta poupança e comece a ganhar juros.

Conta de depósito a prazo - Conta Poupança com taxas de juro mais elevadas, mas condições mais rigorosas sobre levantamentos, depósitos mínimos, e períodos de tempo para os fundos permanecerem na conta.

O que é necessário para abrir uma conta em Portugal?

A maioria dos bancos exige que visite a agência pessoalmente e que tenha todos os seus documentos consigo, embora alguns lhe permitam abrir uma conta online. Alguns procedimentos bancários para abrir uma conta variam, mas geralmente seguem os seguintes passos:

Procure os seus bancos locais e encontre uma sucursal local. Se não for fluente em português, pergunte a um membro da equipa se há um falante de inglês (ou da sua língua materna) disponível para o ajudar.

A documentação necessária que terá de trazer é:

- Comprovativo de identidade

- Comprovativo de morada, tal como conta de serviços públicos ou contrato de arrendamento.

- Recibo de pagamento, prova de emprego ou prova de propriedade de uma empresa

- Número Fiscal Português (NIF)

Se for um não residente, terá de fornecer um endereço no estrangeiro utilizado para fins fiscais.

A escolha de um Banco na Madeira

Ao escolher um banco, há vários fatores a considerar, com base nas suas preferências e requisitos pessoais. Faça as suas próprias pesquisas, mas recomendamos que siga algumas das considerações abaixo:

- Reputação - Peça à sua rede recomendações baseadas em experiências pessoais.

- Serviços de língua inglesa - Se não fala, ou fala pouco português, então descubra se a sua agência local pode acomodá-lo com membros da equipa de língua inglesa.

Que outros serviços são oferecidos? - Consulte os seus serviços bancários online, hipotecas, e opções de seguros.

Custos - Quais são as taxas e custos contínuos da sua conta, e precisa de fazer um depósito regular?

- Incentivos - São alguns dos benefícios que advêm do facto de ser cliente do banco? Presentes gratuitos, subscrições, ou vouchers.

- Conveniência - Quão fácil é para si visitar a agência, fazer transferências e depósitos e quão amigável é o seu serviço de banca online e aplicações móveis? 

Alguns bancos populares na Madeira estão listados abaixo. Cada um deles tem agências locais, oferecem hipotecas, empréstimos e seguros, bem como oferecem serviços bancários móveis.

- Caixa Geral de Depósitos

- Milénio

- Novo Banco 

- BPI

Outros recursos:

- Multibanco e MB WAY - a rede interbancária de Portugal. A SIBS Financial Services criou o MB WAY para simplificar os pagamentos móveis, associando o seu cartão de pagamento ao seu número de telemóvel. MB WAY é amplamente utilizado em Portugal e na Madeira, aceite por comerciantes, bares e restaurantes e para enviar dinheiro rápida e facilmente a amigos e familiares.

- Banco de Portugal - Banco Central e autoridade reguladora dos bancos portugueses

- Associação Bancária Portuguesa - Organismo representativo dos bancos portugueses, representando 90% do património bancário português.

Se estiver a deslocalizar-se para Portugal. Contacte hoje a equipa da Madeira Estate e descubra como podemos ajudar com pedidos de visto e residência, formação de empresas, consultas fiscais e empresariais, e serviços de realojamento. A nossa equipa experiente já ajudou centenas de ex-patriotas a realizar o seu sonho de se mudarem para Portugal e para a Madeira, por isso fale connosco hoje e discuta as suas circunstâncias pessoais.