Mundial'2022 Desporto

Selecção de Marrocos recebido em apoteose por dezenas de milhares

Foto EPA
Foto EPA

Várias dezenas de milhares de marroquinos receberam hoje os futebolistas da seleção de Marrocos como heróis, após a chegada às meias-finais do Mundial2022, no Qatar, feito sem precedentes para uma seleção africana ou árabe.

Uma multidão compacta, de todas as idades e origens, concentrou-se ao final da tarde ao longo do percurso percorrido pelo autocarro vermelho de dois pisos, que transportava os 'leões do Atlas', desde o aeroporto às avenidas do centro da capital marroquina.

"Vim para celebrar o percurso histórico de Marrocos no Mundial do Qatar, sinto orgulho pelo que os rapazes fizeram e só lamento algumas decisões dos árbitros, que não foram justas", disse à Agência France Presse Adam Najah, de 27 anos, empregado de restaurante, que veio expressamente de Meknes, a mais de 150 quilómetros de Rabat, para "viver este dia histórico".

Os adeptos marroquinos, munidos de bandeiras e envergando camisolas da seleção, esperaram horas sem fim pela chegada dos novos heróis, que fizeram sonhar Marrocos inteiro e toda a sua diáspora e foram recebidos à noite pelo rei Mohammed VI para uma cerimónia de boas-vindas e celebração, em reconhecimento pelo seu feito histórico.

Marrocos conseguiu o apuramento para as meias-finais do Mundial2022, depois de derrotar Portugal nos quartos de final, sendo a primeira seleção africana a consegui-lo, acabando por obter um histórico quarto lugar na competição.