Madeira

Madeira com a maior descida do desemprego registado no País em Novembro

Há 13 anos que não se registava um número tão baixo de desempregados inscritos no Instituto de Emprego da Madeira

None

No final de Novembro 2022, estavam inscritos no IEM 10.021 desempregados, o que corresponde a uma diminuição de 101 inscritos face ao mês anterior, uma variação de -1,0%

O número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego da Madeira (IEM) desce continuamente desde Março de 2021, tendo atingido um valor que só é inferior se recuarmos até Janeiro de 2009, quando o número de desempregados inscritos era inferior a 10.000. Os dados foram hoje avançados pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania. 

A Região Autónoma da Madeira (RAM) é a região do País que apresenta a maior descida face ao mês anterior (-1,0%). Seguem-se as regiões Centro (-0,8%) e Norte (-0,3%). O Algarve destaca-se pelo sentido inverso, com a subida mais acentuada (62,7%), tendo a média nacional aumentado 2,6%.

Comparativamente a Novembro de 2021, contam-se menos 5.010 desempregados na RAM.

Em termos homólogos, todas as regiões registam descidas. A RAM destaca-se, uma vez mais, como tendo a descida mais vincada (-33,3%) de entre todas as regiões.

Relativamente aos sectores de actividade e comparativamente ao mês homólogo, verifica-se que na RAM o número de inscritos diminuiu nos 3 sectores. O sector da “Agricultura, pecuária, caça, silvicultura e pesca”

diminuiu 12,9%, sendo a redução nos sectores da “Indústria, energia, e água e construção” e dos “Serviços” ainda mais acentuada (33,1% e 34,6% respectivamente).

Face ao mês anterior, regista-se uma descida no sector dos “Serviços” (-1,9%), enquanto na “Agricultura, pecuária, caça, silvicultura e pesca” e na “Indústria, energia, e água e construção” verificam-se aumentos de 13,8% e 1,3%, respectivamente.

Comparativamente ao mês anterior o número de desempregados de longa duração diminuiu 4,3%. Em termos homólogos, o desemprego de longa duração diminuiu 44,8%.

No mês de Novembro o número de candidatos a primeiro emprego e o número de candidatos a novo emprego registam diminuições, quer face ao período homólogo (-28,4% e -33,8%, respectivamente), quer face ao mês anterior (-1,2% e -1,0%). Os candidatos a primeiro emprego representam 10,1% do total de desempregados inscritos.

O desemprego jovem (menos de 25 anos) na RAM volta a diminuir (-0,8%) face ao mês anterior. Comparativamente ao período homólogo o desemprego jovem regista uma descida de 31,8%, uma diminuição relativa semelhante à verificada no desemprego global.

No final de Novembro estavam inscritos 1.261 jovens, valor que representa 12,6% total do desemprego registado.