A Guerra Mundo

Putin vai fixar na quarta-feira objectivos das Forças Armadas russas para 2023

None
Foto EPA

O Presidente russo Vladimir Putin vai fixar os objetivos do Exército russo para 2023 durante um encontro na quarta-feira com altos responsáveis militares, anunciou hoje o Kremlin no nono mês da ofensiva de Moscovo na Ucrânia.

"Vladimir Putin vai convocar uma reunião alargada do Ministério da Defesa (...). Os resultados das atividades das Forças Armadas russas em 2022 serão sintetizadas, as tarefas para o próximo ano serão definidas", indicou o Kremlin em comunicado.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, participará nesta reunião para "dar conhecimento do estado do avanço da operação militar especial" na Ucrânia e o envio de armamentos para as Forças Armadas, acrescentou o Kremlin.

Cerca de 15.000 responsáveis dos diversos ramos das Forças Armadas russas vão participar neste encontro por videoconferência, indicou ainda a presidência russa.

Este encontro decorre após Putin ter decidido anular a tradicional conferência de imprensa do final do ano, e que decorria anualmente no final de dezembro e desde 2001.

A Rússia, que desencadeou em fevereiro uma vasta ofensiva contra a vizinha Ucrânia, registou nos últimos meses diversos reveses militares que forçaram à retirada da região de Kharkiv (nordeste) e da cidade de Kherson (sul).

Putin admitiu hoje que a situação permanece "extremamente difícil" nas quatro regiões do sul e leste da Ucrânia, cuja anexação foi reivindicada por Moscovo mas sem as controlar na totalidade.

No final do verão, Moscovo anunciou a mobilização de 300.000 reservistas russos para as Forças Armadas, um processo assinalado por diversos erros, reconhecidos pelos responsáveis, e que implicou o exílio de milhares de homens no estrangeiro.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia, e que prossegue, já causou mais de 14 milhões de deslocados dentro e para fora da Ucrânia, e a ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.755 civis mortos e 10.607 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.