Madeira

Valores do cristianismo "fazem cada vez mais falta na política", afirma José Manuel Rodrigues

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, participou esta terça-feira, 20 de Dezembro, na Missa do Parto da Capela de Santo António da Mouraria, junto ao Parlamento madeirense, que foi celebrada pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás. No final da eucaristia, José Manuel Rodrigues afirmou que os valores do cristianismo "fazem cada vez mais falta na política", em especial, nos "tempos difíceis" que correm. 

“Sobretudo neste tempo de Natal, em que os valores do cristianismo estão muito presentes, acho que os políticos que professam a sua fé, no exercício das suas funções devem ter sempre presente os valores que os formaram ao longo da vida”, disse.

Apesar da separação de poderes, o presidente do Parlamento madeirense frisou que a igreja desempenha "um papel importante na sociedade e que se o Estado é laico a sociedade não o é. É predominantemente cristã”. 

Na homilia, o Bispo do Funchal destacou que “o cristianismo introduz na história da civilização ocidental a separação entre Deus e tudo o resto que não é Deus. Significa que as ciências têm as suas regras, que a política tem as suas regras, que o mundo que não é Deus tem as suas regras, e regras boas”.

A celebração, muito participada, contou com as presenças do presidente do Parlamento madeirense, do presidente da câmara do Funchal, Pedro Calado, de deputados e funcionários da Assembleia Legislativa da Madeira e de muitas pessoas que se associaram à Missa do Parto promovida na capela construída em 1714, propriedade da Assembleia Legislativa da Madeira.