Mundo

Número de mortes em acidente com camião-cisterna no Afeganistão supera 30

None

Mais de 30 pessoas morreram no norte do Afeganistão devido à explosão de um camião-cisterna carregado de combustível dentro de um túnel, segundo novo balanço provisório de responsáveis talibãs.

"As nossas equipas transferiram 37 feridos para centros médicos e 31 mártires foram retirados da zona do incidente em Salang", disse o porta-voz do Ministério da Saúde afegão, Sharafat Zaman Amerjail, numa mensagem publicada na sua conta do Twitter.

"É de notar que estes números não são definitivos, uma vez que [os definitivos] serão divulgados assim que toda a informação tiver sido compilada", disse Amerjail.

O novo número de mortos quase duplica o número anterior, após as autoridades terem dito no domingo que 19 pessoas tinham sido confirmadas como mortas, e 32 tinham ficado feridas.

A explosão ocorreu sábado por volta das 20h30, hora local, quando um camião carregado de gasolina explodiu enquanto atravessava o túnel.

O desfiladeiro de Salang é a principal rota através das montanhas do norte do país, ligando a capital, Cabul, à província de Parwan e ao Paquistão, em parte graças ao túnel de 2,6 quilómetros de comprimento, construído nos anos 1950.

Vários acidentes, como fortes quedas de neve e avalanches no inverno, obrigam frequentemente as autoridades a encerrarem o túnel durante vários dias.