Madeira

PS acusa Governo Regional de atrasar manuais escolares gratuitos

Foto Assembleia Legislativa da Madeira
Foto Assembleia Legislativa da Madeira

O líder parlamentar do PS, Rui Caetano, acusou, esta tarde, o Governo Regional de estar atrasado na implementação dos manuais escolares gratuitos para o 1.º ciclo de ensino, visto que “é uma medida que já existe no resto do país desde 2016 e que tem sido rejeitada, todos os anos, na Assembleia Legislativa da Madeira pelo PSD”. A posição socialista surge em reacção à manchete da edição de hoje do DIÁRIO, que revela que o executivo madeirense vai avançar no próximo ano com esta medida.

Caetano lembra que esta proposta esteve em discussão há cerca de um mês na Assembleia Legislativa da Madeira e que foi “novamente chumbada pelas bancadas do PSD/CDS”, pelo que conclui que “este anúncio de implementação para o próximo ano tem claramente fins eleitoralistas”. Através de nota de imprensa, o porta-voz dos deputados socialistas realça que “a constante inércia do Governo Regional, suportado por PSD/CDS, levou inclusivamente a que as autarquias lideradas pelo PS - Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol - tivessem substituído a Secretaria da Educação nas suas competências, avançando ao longo dos últimos anos com a implementação da gratuitidade dos manuais para os alunos dos respetivos concelhos”. “Fica novamente demonstrado que o passatempo favorito do PSD é prejudicar os madeirenses, fazendo-os esperar anos pela implementação de medidas que já existem no resto do país há vários anos”, referiu Rui Caetano.

O líder parlamentar do PS critica ainda que a medida agora anunciada abranja apenas alunos do 1.º ciclo e explica que o PS defendeu sempre a gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino obrigatório, bem como a gratuitidade da alimentação e transporte para os alunos.