Madeira

Ribeira Brava apresenta-se como o município com melhor Resultado Operacional

Com base no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente ao ano 2021, aquele concelho da zona Oeste diz ter, também, o melhor Equilíbrio Orçamental

None

Foi através d eum comunicado enviado às redacções que a Ribeira Brava se apresenta como o município português com melhor Resultado Operacional. Essa leitura assenta nos dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente ao ano 2021, que foi divulgado no início desta semana.

Conforme nota o executivo liderado por Ricardo Nascimento, os 49,2% de proveitos operacionais representam mais receitas e menos custos correntes para a autarquia, no que dizem ser o reflexo de uma "boa gestão autárquica", salientando que o presidente da Câmara "tem tomado decisões acertadas, permitindo manter-se numa boa posição operacional".

Face a este desempenho, sobretudo quando 2021 foi, conforme destacam, uma "altura de crise", Ricardo Nascimento entender ter "margem para que possa continuar a investir nas pessoas e no concelho, uma vez que o dinheiro que se poupou pode ser canalizado para as ajudas e os investimentos necessários".

O destaque para a Ribeira Brava no todo nacional, sobretudo entre os municípios de pequena dimensão, vai para o equilíbrio orçamental, calculado tendo em conta a receita corrente, a despesa corrente e as amortizações.

"Significa que a receita líquida corrente dá para pagar as despesas correntes e as amortizações e ainda sobra mais de dois milhões de euros que são canalizados para investimento no concelho", explica o edil que olha para estes indicadores com "muita satisfação". 

Mas na análise feita pela autarquia, há espaço, ainda, para destacar a o facto de a Ribeira Brava exibir "um endividamento controlado, fruto do rigor financeiro que permite saber atempadamente os gastos anuais com o endividamento/a banca e ter as facturas em dia, com pagamentos a menos de 30 dias".

Mesmo perante estes resultados, Ricardo Nascimento não esconde que gostaria de ter mais verbas para poder investir mais. “O aumento que temos tido do Fundo de Equilíbrio Financeiro é uma evidência do dinamismo do concelho que reflecte não só na área e altimetria, mas também no número de dormidas, de crianças, de idosos em lares, etc., sendo que tudo isto deriva também do trabalho que tem sido realizado ao longo dos anos”, realça o autarca.

Por outro lado, “a preocupação e o estar atento às candidaturas a fundos comunitários, bem como as excelentes parcerias com o Governo Regional têm sido apanágio desta gestão”, sendo certo que apesar de tudo isto, “fica sempre a vontade e o desejo de investir ainda mais”.