Madeira

Escola Padre Manuel Álvares realizou simulacros de sismo e incêndio

None

A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, associou-se esta quarta-feira, 9 de Novembro, à iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ‘A Terra Treme’, através do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico que teve como objetivo incutir na comunidade escolar os comportamentos de autoproteção a adotar num contexto de sismo.

Na ocasião, foi também realizada uma simulação de incêndio que contou com o apoio da Proteção Civil para capacitar os professores e alunos para os comportamentos a adotar antes, durante e depois de um sismo, assim como perante um incêndio.

“Uma vez que iríamos testar a problemática dos sismos, aproveitámos a nossa presença para testar o plano de evacuação da escola e testar as medidas de autoproteção plasmadas nos planos internos de cada comunidade e recinto escolar’, referiu Válter Ferreira, Adjunto do Comandante Operacional Regional da Proteção Civil.

O Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico realizado na escola secundária teve a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes executaram os três gestos que salvam muitas vidas: baixar, proteger e aguardar. Por sua vez, o simulacro de incêndio envolveu uma evacuação ordeira do edifício, verificando-se um grande espírito de comunidade e responsabilidade entre os alunos.

Válter Ferreira destacou que este exercício serviu também para “sensibilizar a população e a comunidade escolar sobre a temática dos sismos”, reforçando que “nos últimos anos, já sentimos aquilo que são as consequências numa situação de sismo e é preciso que a população esteja informada sobre o que fazer nestas situações”.

Depois dos simulacros que contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, seguiu-se uma reunião de balanço às actividades realizadas.