Madeira

Carlos Pereira integra reunião da OCDE sobre governação da Inteligência Artificial

No encontro serão discutidos os diplomas em elaboração por parte da União Europeia no campo da IA

Participação do deputado madeirense acontece por indicação da Comissão de Economia da Assembleia da República 
Participação do deputado madeirense acontece por indicação da Comissão de Economia da Assembleia da República , Foto ASPRESS

O vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República, Carlos Pereira, participa nos dias 7 e 8 de Novembro na reunião do grupo de trabalho da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico sobre Governação da Inteligência Artificial (AIGO). 

A participação do deputado madeirense acontece por indicação da Comissão de Economia da Assembleia da República que nomeou os membros portugueses. 

Criado em Março deste ano, o grupo de trabalho sobre Governação da Inteligência Artificial do Comité de Política de Economia Digital da OCDE visa orientar e supervisionar o trabalho político desenvolvido no campo da Inteligência Artificial (IA).

A reunião interparlamentar que decorre esta segunda e terça-feira tem como objectivo primordial aprofundar o diálogo sobre a Inteligência Artificial entre os parlamentos dos estados membros da OCDE e o Parlamento Europeu, visando, quer a troca de informações sobre o trabalho realizado a nível nacional e europeu nessa matéria, quer a possibilidade de discussão sobre eventuais modelos regulatórios futuros para a IA.

No encontro serão discutidos os diplomas em elaboração por parte da União Europeia, nomeadamente o Data Act, o Data Governance Act e o Artificial Intelligence (AI) Act, bem como as respectivas implicações na gestão responsável e segura dos dados.

Carlos Pereira destaca a pertinência da reunião para debater a aplicação da Inteligência Artificial o seu impacto e regulamentação: "São temas que estão na ordem do dia e sobre os quais se torna fundamental reflectir sobre o seu enquadramento regulatório. O novo paradigma digital tem subjacente a extracção de valor económico recorrendo à gestão de informação em tempo real e em mobilidade, que por sua vez é suportado no uso exponencial de dados estruturados e não estruturados". 

A IA está a reconfigurar a ciência, a tecnologia, os negócios, o mercado de trabalho, a administração pública, a política e a guerra. Cada vez mais, as nossas actividades diárias estão repletas de IA,  Carlos Pereira, vice-presidente do grupo parlamentar do PS na AR