Madeira

Região revoluciona acessibilidade aos transportes públicos

None

“Desde 2019 que o Governo Regional tem vindo a promover uma certa revolução no que diz respeito aos transportes públicos, que se iniciou com a alteração do valor cobrado em termos dos passes sociais”, afirmou, hoje, o deputado Carlos Rodrigues, no âmbito de uma reunião do Grupo Parlamentar do PSD com a Gerência da Sociedade de Automóveis da Madeira, Lda. (SAM).

O deputado lembra que, até àquela data, nalgumas situações e nos casos das localidades mais distantes dos Funchal, os passes chagavam a atingir valores mensais que ultrapassavam a centena de euros, passando a ser, no máximo, de 40 euros, para as carreiras interurbanas, e de 30 euros nas urbanas.

Uma nova realidade que, conforme realçou, “veio promover a utilização deste meio de transporte”, registando-se, logo no ano da implementação, uma subida de cerca de 20% no número de passageiros.

Número esse que, segundo o deputado, sofreu um decréscimo no decorrer da pandemia, mas que volta a verificar, neste ano, dados semelhantes a 2019.

Contudo, referiu Carlos Rodrigues, “o impacto maior que essa medida teve foi, de facto, no alívio dos orçamentos familiares”, sendo que, nalguns casos, “as pessoas passaram a pagar um terço daquilo que pagavam mensalmente”.

O deputado sublinhou que, paralelamente, foi realizado um desagravamento do custo dos transportes coletivos para os pensionistas, com a isenção de pagamento para as pessoas que recebem a pensão de sobrevivência até 240 euros, existindo, igualmente, reduções substanciais para os pensionistas para os níveis seguintes.

De igual forma, recordou, as faixas etárias mais jovens não foram esquecidas, sendo o transporte também gratuito para as crianças até aos 12 anos.

Carlos Rodrigues salientou que o Governo Regional dará continuidade a esta política de fomento de utilização dos transportes públicos, não só pelo retorno económico para as famílias, mas também por questões ambientais, da diminuição de veículos próprios em espaço urbano, e da redução do tempo em termos de mobilidade.

Neste contexto, afirmou que está praticamente concluído o concurso para o novo modelo de transporte público que “promoverá uma eficiência ainda maior”.

Entre as alterações refere uma bilhética única, num sistema que funcionará para toda a Região Autónoma, incluindo o Porto Santo, com uma imagem corporativa única e que permitirá às pessoas fazerem a utilização desses meios de transporte de forma mais simples e mais confortável, uma vez que se prevê a renovação da frota, o que terá por consequência uma maior eficiência energética, com menores emissões de carbono.