Madeira

PS exige reabilitação de infraestruturas e apoios sociais na Tabua

None

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Tabua defende uma intervenção da Junta de Freguesia na recuperação de várias infraestruturas daquela localidade, de modo a melhorar as condições da população.

No âmbito da auscultação dos partidos da oposição para a elaboração do orçamento para 2023, os socialistas propuseram que a junta intervenha junto das entidades com competência na segurança rodoviária para que sejam colocadas lombas na Estrada Regional 227, junto ao Lar Intergeracional, de modo a evitar excessos de velocidade e garantir a segurança dos transeuntes.

Além disso, o PS defende a limpeza da vereda da Ribeira da Tabua até à Esperdigada, a reconstrução das valetas na estrada da Madagua, a sinalização das bermas da estrada da Candelária até ao sítio do Lugar da Serra, tendo em conta a fraca visibilidade causada pelo nevoeiro, e a criação de espaços de merendas – com mesas, bancos e fontenários – em zonas de passagem estratégicas, nomeadamente nas entradas da Levada Nova (na parte de cima do Massapês, na Ribeira da Tabua e na Candelária) e próximo à capela da Corujeira. Entre as propostas socialistas encontram-se também a requalificação dos fontenários da freguesia e reconstrução dos que foram retirados, a reposição da luz pública na Capela de Nossa Senhora da Conceição e a requalificação da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no sítio da Praia.

A um outro nível, e tendo em conta a actual conjuntura marcada pelo aumento da inflação e do custo de vida e pelos baixos salários, o PS propõe a atribuição do cartão ‘Ticket Alimentar’ às famílias carenciadas, com um valor mensal de 30 euros, título que pode ser utilizado em supermercados e outros estabelecimentos da área alimentar. Os socialistas lembram que propuseram que a Câmara Municipal proceda a um aumento das transferências para esta junta de freguesia no valor de 25 mil euros, verba que se revelaria fundamental para apoiar esta medida de apoio à população.

O grupo do PS defende ainda que a Junta de Freguesia atribua um apoio no valor de 1.000 euros por cada criança nascida na Tabua, de modo a inverter a diminuição da taxa de natalidade.

Dado o momento actual, o PS defende também a atribuição de 50 euros às famílias carenciadas na quadra natalícia.