5 Sentidos

Inaugurada a exposição 'Madeira to New York para Madeira' na Galeria Anjos Teixeira

None

A exposição fotográfica 'Madeira to New York para Madeira', da autorida de Clara Pereira, foi inaugurada, esta tarde, na Galeria Anjos Teixeira, no Funchal.

Este conjunto de 20 fotografias de Clara Pereira, fotógrafa natural da ilha da Madeira, a residir e a trabalhar em Nova Iorque, constitui uma leitura acerca de experiências da 'Diáspora', designadamente, dos processos de criação artística em terra estrangeira protagonizada por quem é oriundo das ilhas.

Nasci e cresci na ilha da Madeira. Toda a minha vida sonhei em “fugir”, em viajar para o desconhecido, em ver mundos diferentes do meu. Troquei uma casa grande numa pequena ilha por um pequeno apartamento numa cidade enorme. Mudei para Nova Iorque. Perdi a vista do oceano e do horizonte, mas os sonhos guardei. Estas fotografias são um teste à minha própria realidade, e também são uma busca da realidade dos outros Clara Pereira, fotógrafa

A abordagem sobre a 'Diáspora' também pretende patentear eventuais conexões entre a insularidade distante e as vivências em novas geografias, nas articulações com outros territórios, noutras latitudes. Por isso, esta exposição na Galeria Anjos Teixeira faz parte do ciclo de abordagens sobre a 'Diáspora'.