Madeira

"2023 vai ser um ano muito crítico para todos"

Presidente do Parlamento no congresso dos Psicólogos

None
Foto ASPRESS

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, tem uma certeza preocupante quanto ao futuro imediato: "estou certo que 2023 vai ser um ano muito crítico para todos".

Depois de manifestar três grandes fenómenos na nossa sociedade que são motivo de inquietação, nomeadamente a “crescente agressividade, que parece querer instalar-se nas nossas sociedades, e que é fonte de conflitos e de alarme social”, o “aumento do consumo das novas substâncias psicoactivas, que estão na origem de inúmeros problemas familiares e de insegurança pública”, e as “novas adições e dependências relacionadas com os jogos online e os jogos de fortuna e de azar, que trazem sérios problemas de socialização, mas também de endividamento, aos jovens e às famílias”, José Manuel Rodrigues, apesar de considerar-se por natureza, um optimista, concluiu ser evidente que o pior poderá estar para chegar com esta previsível recessão que se anuncia para o ano, com a ressalva que esta “não é da responsabilidade dos nossos poderes regionais nem sequer por eles controláveis”. Ainda assim afirmou não ter dúvidas que “a única certeza é que 2023 vai ser um ano muito crítico para todos”, disse.

“A mistura de uma inflação descontrolada com uma crescente subida das taxas de juro, conjugada com os impactos económicos da guerra no coração da Europa, que não se pode prever quando terminará, terá consequências altamente nefastas para muitos países e regiões, e em particular para muitas famílias e cidadãos que não vão conseguir manter os seus níveis de despesa e de qualidade de vida, o que terá necessariamente implicações na sua sanidade mental. Esta é uma questão a que devemos estar especialmente atentos, já que é consabido que as crises económicas originam crises sociais e estas, por sua vez, dão lugar a descontinuidades e perturbações no bem-estar e na saúde das pessoas”, concretizou.

As declarações foram proferidas no 2.º Congresso dos Psicólogos da Madeira, um evento dinamizado pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

No evento, sob o tema 'Resiliência e Superação: a Psicologia na construção da paz, do bem-estar e da coesão social' marcam presença cerca de 300 psicólogos e várias entidades públicas.