5 Sentidos

Galeria anona reabre com exposição 'meio-isso' da artista visual Carolina Marcos Caldeira

None

A anona – galeria de arte juvenil inaugura a sua segunda temporada de eventos para 2022/23 a partir das 18 horas desta sexta-feira, 25 de Novembro, com a exposição 'meio-isso' da artista visual madeirense Carolina Marcos Caldeira. 

Nas palavras da artista, ‘meio-isso’, que conta com a co-curadoria do gestor e curador da galeria, Rodrigo Costa e com cartaz da designer gráfica do espaço, Eva Freitas, é “meio sonho, meio realidade”, um exercício de combinação de formas, de linhas, de cores e de histórias”. Através de recortes e colagens de imagens recolhidas em diferentes períodos, vários relevos e texturas dão forma a perfis “seja de quem for”, numa viagem pelo tempo e pelo espaço.

O conjunto de seis trabalhos originais da exposição ‘meio-isso’ pode ser visitado até dia 6 de Janeiro de 2023. 

Sobre a artista

Carolina Marcos Caldeira olha para a criação como uma espécie de eco daquilo de que é feita. Licenciada em Ciências Psicológicas e formada em Comunicação Publicitária, interessa-se essencialmente pelo impacto que as imagens e as palavras têm na percepção humana. Nasceu no Funchal, viveu em Santarém, Lisboa, e Palma de Maiorca.

Esta é a sua primeira exposição a solo, tendo participado em várias exposições colectivas, nomeadamente “Paisagens, no Fundo” (2022, Gallerias Savoy, Funchal), “Cinesol” (2022, Ponta do Sol), “Sozinho, mas não só” (2021, Galeria Fundação Cecília Zino, Funchal), “Lava” (2021, BBC, Funchal), “Abandono” (2021, Porto Novo), e “Poster Mostra” (2017, Lisboa).

A anona

A anona – galeria de arte juvenil é um projecto liderado pelo artista visual e curador Rodrigo Costa, com imagem da designer gráfica Eva Freitas, apoiado pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e pela Direcção Regional de Juventude.

Depois de um ano de existência, completado no dia 19 de Novembro de 2022, o espaço retoma a actividade com mais três open calls – chamadas a artistas – e variados eventos que englobam as Artes Visuais, o Cinema, a Performance e a Música e se disseminam, em 2023, por um período de 12 meses.

A primeira open call, disponível a qualquer jovem entre os 18 e os 30 anos, abre já no próximo dia 28 de Novembro. O regulamento para candidatura estará disponível, bem como qualquer outra informação importante, nas redes sociais da galeria (@galeria.anona no Instagram e Galeria Anona no Facebook).

A galeria localiza-se no centro do Funchal, na Rua dos Netos, nº 46, no 2º andar do edifício da Direcção Regional de Juventude (entrada pelo café Ateneu), e está aberta de segunda a sexta das 9h30 às 12h30 e das 14 às 17 horas.