País

Concursos de obras públicas caem 11% até Outubro e somam 2.947 milhões de euros

None

O montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até Outubro registou um recuo de 11% em termos homólogos, para 2.947 milhões de euros, recuperando face às quebras dos meses anteriores, informou a AICCOPN.

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), este valor "corresponde a uma quebra de 11% face a igual período de 2021 e traduz uma recuperação face às quebras de 16%, 18% e 15% registadas em setembro, agosto e julho, respetivamente".

Quanto aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, atingiram 1.928 milhões de euros até final de Outubro, valor 40% inferior ao totalizado em igual período de 2021.

De acordo com a AICCOPN, "também a este nível se assiste a quebras menores do que as divulgadas nos últimos três barómetros (variações de -43% em setembro, -47% em agosto e -50% em julho)".

Por modalidades, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos totalizaram, até ao final de Outubro, 1.508 milhões de euros, menos 37% em termos homólogos.

Já os contratos celebrados nas modalidades de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 329 milhões de euros, menos 40% do que no mesmo período de 2021.