Madeira

Aumentaram as falências, insolvências e recuperações de empresas nos tribunais da Madeira

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

O número de processos entrados na Comarca da Madeira relacionados com "processos de falência, insolvência e recuperação de empresas aumentou muito ligeiramente de 64 no 1.º trimestre de 2022 para 65 processos no 2.º trimestre de 2022 (+1,6%)", de acordo com a informação fornecida pela Direção Geral de Política de Justiça (DGPJ) e divulgada esta manhã pela Direcção Regional de Estatística da Madeira. "Comparando com o trimestre homólogo (57 processos), observou-se uma subida de 14,0%", frisa ainda.

Refira-se que "no 2.º trimestre de 2022, contabilizaram-se 75 processos findos, 72 (96,0%) dos quais terminaram em falência ou insolvência. Este número de falências/insolvências foi superior ao do trimestre anterior (52) e ao do trimestre homólogo (54)", garante.

Já no que se refere ao "tipo de pessoa envolvida nas falências/insolvências decretadas, o peso das pessoas singulares no total dos processos foi superior ao das pessoas colectivas, representando 81,9% do valor total. Com efeito, das 72 falências/insolvências decretadas neste trimestre, 59 foram de pessoas singulares e 13 de pessoas colectivas", diz a DREM. "Este resultado está de acordo com a tendência habitual, sendo que apenas no 2.º trimestre de 2020 se verificou uma excepção, com o número de falências/insolvências decretadas de pessoas colectivas a superar o de pessoas singulares", conclui, em resumo.