Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

Hábitos comportamentais que atraem baratas

A Extermínio - Higiene e Controle Lda identifica as práticas que induzem o surgimento de diversas pragas urbanas. Saiba identificar os comportamentos ideais!

None Ver Galeria

As Baratas estão entre as pragas que originam maior repulsa.
Algumas vezes pensamos que actuamos de modo a manter as pragas no exterior da nossa habitação ou edificação, mas convém alertar que alguns hábitos comportamentais podem funcionar como um atractivo para as pragas urbanas, as quais procuram sempre fontes de água, alimento, acesso e abrigo.

Se quer evitar a entrada das baratas, elimine os seguintes 7 hábitos comportamentais que as atraem.

1) Deixar louça suja na pia
As baratas, como todas as pragas, são atraídas por qualquer fonte de comida, pelo que a sujidade induz uma refeição fácil, logo dever-se-á proceder de imediato à limpeza dos pratos e eliminar os restos de comida adequadamente.

2) Armazenar alimentos abertos nas embalagens originais
Os armários ou despensas abastecidas com cereais, biscoitos e outros géneros alimentares secos que são embalados em cartão/papel, constituem um local ideal para as baratas procurarem abrigo e alimento. Idealmente poderá armazenar os alimentos em recipientes de plástico ou vidro hermeticamente fechados, pois as baratas podem ingerir cartão, papel e inclusive o plástico de algumas embalagens de alimento.

3) Não consertar os canos de água com ruturas
Não é apenas alimento que as pragas procuram, elas também necessitam de água para sobreviver, logo, alguma rutura de água poderá fornecer uma fonte de proliferação ideal para o estabelecimento de uma colónia.

4) Manter a sua edificação muito quente
As baratas adoram ambientes quentes e húmidos, dado que a amplitude térmica varia consideravelmente no exterior, o seu número aumenta particularmente nas áreas internas que possibilitam abrigo durante os meses mais frios do ano. Uma das possibilidades de limitar o abrigo a pragas urbanas, poderia ser, por exemplo, a regulação da temperatura com sistemas apropriados, incluindo a regulação da humidade com desumidificadores, deste modo poderá desencorajar a intrusão das baratas e outras pragas urbanas.

5) Guardar produtos de papel
O papel e o cartão oferecem o abrigo perfeito para as baratas, o que implica como medida preventiva eliminar, idealmente reciclar, todos os jornais, caixas de géneros alimentícios e outras caixas de cartão que servem de esconderijo para uma infestação de baratas.

6) Ignorar derrames e migalhas
Mais uma vez, qualquer alimento que é exposto e prontamente disponível para consumo, poderá aumentar as hipóteses de atrair baratas. Mantenha a cozinha limpa sem alimentos expostos, removendo migalhas, entre outros resíduos dos géneros alimentícios.

7) Não selar/isolar o interior e exterior da edificação 
As pragas urbanas não precisam de áreas extensas para sobreviver e abrigar-se. Os insectos muito menos…           
Para manter as baratas no exterior da sua propriedade, incentivamo-lo a selar todas as fendas, fissuras e furos no exterior da sua edificação, incluindo os pontos de entrada para canos, esgotos e cabos elétricos. Recomendamos o preenchimento de todas as aberturas ao redor das portas e janelas, mais precisamente nas juntas de selagem.

Evitar, portanto, esses 7 hábitos aqui descritos poderá reduzir significativamente os riscos de uma infestação por baratas.
É importante também ter em atenção a segurança dos métodos utilizados, dado que as baratas são muito resistentes e por vezes difíceis de controlar, sendo necessário soluções residuais e duradouras, mas que não coloquem em causa a saúde pública, a saúde ambiental, integrando-se nestes aspectos a segurança alimentar.

Lembre-se que as baratas potenciam grandes riscos para os seres humanos. A simples ingestão de um alimento contaminado  pode induzir respostas ao sistema imune e provocar reações alérgicas ou até mesmo problemas no sistema respiratório, tal como a asma.
Os blatídeos, grupo de insectos nos quais se enquadram as baratas, enquanto se movimentam sobre os balcões e armários de cozinha, deixam no seu trajecto excrementos, urina, pele, partículas, bactérias e parasitas, muitas vezes invisíveis aos olhos, esses rastos representam perigo elevado para grupos etários de risco, como também para pessoas com problemas do foro respiratório.

Não tente resolver tudo sozinho, se suspeitar de algum tipo de infestação, consulte os especialistas e profissionais habilitados que o podem ajudar.

A Extermínio® – Higiene Controle, Lda. é uma entidade certificada e especialista em controlo de pragas, identificando a origem e solucionando o problema.

Oferecemos tratamentos personalizados para todo o tipo de pragas, desenvolvendo acções preventivas e recorrendo a metodologias adequadas para o controlo de pragas com o mínimo impacto em termos de saúde pública e meio ambiente.

Fazemos a sua avaliação gratuitamente, contacte-nos!291 930 500

www.exterminio.pt

 Visite, também, o nosso Facebook e LinkedIn!  

Extermínio - o seu parceiro de gestão integrada de controle de pragas - em prol da Saúde Pública desde 1990!