Madeira

PS diz que "problema da habitação na Madeira está descontrolado"

None

No âmbito do roteiro de proximidade 'Compromissos e Soluções', o Grupo Parlamentar do PS-Madeira esteve, hoje, na freguesia de São Roque (Funchal), onde alertou para os problemas existentes no sector da habitação.

"A subida da inflação e das taxas de juro irão fazer com que as pessoas tenham ainda menos possibilidades de continuar a pagar as suas despesas de habitação, situação agravada pelo baixo poder de compra da Região que é o mais baixo do país", apontou Rui Caetano.

Neste contexto, o líder parlamentar do PS considera que "a alocação de 130 milhões do PRR para a habitação a custos controlados não será suficiente, uma vez que só cobrirá cerca de 30% das necessidades existentes, razão pela qual considera que o problema da habitação na Madeira está descontrolado”.

O PS defende, portanto, "um investimento por parte do Governo Regional na habitação com verbas do Orçamento Regional para ajudar as famílias madeirenses".

O deputado socialista pediu também "mais transparência nos critérios de atribuição de habitações a custos controlados", frisando que "o Governo Regional continua a não revelar quais os critérios de acesso às habitações que serão construídas através do PRR". "Essa ausência de informação tem provocado incerteza junto das famílias com carências habitacionais, relativamente ao que devem fazer, no presente e no futuro, para acesso a esses programas", sustentou.

Segundo o parlamentar, existem actualmente "cinco mil famílias madeirenses inscritas no IHM", algumas delas "à espera há mais de quinze anos", fruto da ausência de "uma estratégia de investimento na qualidade de vida dos madeirenses", por parte do executivo no poder. Diz ainda que "houve falta de apoios para que, não só as classes mais baixas, mas também a classe média, pudesse investir na reabilitação das suas habitações".