Madeira

Nomes de referência do desporto regional presentes em conferência na UMa

None

'Futebol e Optimização do Rendimento Desportivo” é o tema da conferência que vai juntar, dia 14 de Novembro, a partir das 9 horas, no auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, estudantes, académicos, treinadores e outros profissionais das áreas do desporto e da actividade física.

Hugo Sarmento, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, vai abordar o tema 'Geração de Ouro – O Caminho para o Sucesso do Futebol Português'. Por sua vez, Leonardo Jardim, treinador do Shabab Al Ahli, vai incidir a sua intervenção sobre 'Empirismo e Ciência no Futebol',  e Krzysztof Przednowek, da Universidade de Rzeszów, vai falar sobre 'Tecnologias Computacionais Aplicadas ao Rendimento Desportivo'.

Segue-se a mesa-redonda 'Problemáticas do Futebol', com a participação de Filipe Cândido, treinador do Clube Desportivo Nacional; Nelson Jardim, treinador do Marítimo da Madeira - Futebol SAD; e de Paulo Fidalgo, treinador do Marítimo Madeira Andebol SAD. A moderação estará a cargo de Rui Mâncio, formador da Federação Portuguesa de Futebol.

Rui Garcia, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, vai abordar a 'Ética no Alto Rendimento', antes da pausa do almoço.

À tarde, o programa da conferência contempla o simpósio 'Marítimo Training Lab', com a participação de Élvio Rubio Gouveia, Cíntia França e Francisco Martins, da Universidade da Madeira e Instituto de Tecnologias Interactivas; de Francisco Santos e Romualdo Caldeira, da Universidade da Madeira; e de Carolina Saldanha e José Paiva, da Universidade de Coimbra.

Ao simpósio seguem-se dois workshops, dedicados à discussão das 'Potencialidades da Utilização do GPS no Desporto', por Alberto Silingardi, da StatSports; e das 'Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada no Treino Desportivo', por Louis Michael, do Instituto de Tecnologias Interactivas.

A participação no evento requer inscrição, até dia 13 de Novembro, através do preenchimento de um formulário.