Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

Quais ameaças as pragas urbanas podem trazer à saúde pública?

O papel do controlo de pragas urbanas na proteção da saúde pública.

None Ver Galeria

As pragas urbanas são espécies que se multiplicam de forma desordenada no ambiente urbano, representando um risco direto ou indireto para a saúde humana, mas também constituem um risco para as suas residências.

Existem diversas pragas urbanas que podem afetar a vida e o quotidiano das pessoas de formas distintas, sendo os maiores exemplos: os mosquitos, ratos, pombos, as baratas e moscas.

As 6 piores pragas urbanas

Estas são as principais espécies que podem originar problemas à saúde de forma direta ou indireta, pelo que é necessário uma monitorização, prevenção e controlo assíduo da sua proliferação.

Ratos

Os ratos são um dos principais vetores de doenças nocivas aos seres humanos.

Ao encontrar os fatores principais de proliferação (água, comida, abrigo e acesso), um casal de roedores pode gerar até 15 mil descendentes em apenas um ano.

Ter roedores na sua habitação é um assunto sério e poderá transformar-se rapidamente numa situação mais complicada.

Os ratos são portadores de algumas das doenças mais perigosas e que colocam em causa a saúde pública!                                             

A matéria fecal do rato e urina também podem disseminar inúmeras doenças, como por exemplo, a leptospirose, uma doença debilitante que causa problemas no fígado, rins e coração. O rato é considerado uma praga urbana, contudo insere-se nas pragas urbanas de maior dimensão e hábitos peculiares.

Formigas

Vistas como inofensivas por muitos, as formigas são muito mais do que uma simples chatice.  É um grande incómodo tê-las a invadir a sua cozinha por causa de alimentos descuidados nas bancadas.

Estes insetos são grandes vetores de bactérias e vírus, alimentando-se de muitas coisas diferentes, tal como matéria orgânica, incluindo açúcares. O problema originado pelas formigas é que depois de andar por cima de algo contaminado, a formiga vai introduzir-se nas edificações, com inúmeras bactérias nas suas patas e contaminar os locais pelos quais se desloca.

Baratas

As baratas são grandes inimigas do ambiente urbano e trazem grandes riscos para os seres humanos. Quando em condições propensas para a sua proliferação, multiplicam-se a uma velocidade incrível.

Vivem em locais de saneamento, mas deslocam-se às edificações para respetiva alimentação, procurando abrigo e calor.

Enquanto se movimentam no interior das habitações, vão deixando para trás bactérias, parasitas, etc.

No entanto, as baratas não precisam de contaminar uma superfície para prejudicá-la, elas podem fazê-lo simplesmente existindo e transmitindo repugnância face à sua existência física. Os seus excrementos, a urina, os corpos em decomposição da barata e a sua pele transformam-se em partículas que podem representar um risco sério aos asmáticos quando inaladas, especialmente crianças.

As partículas referidas anteriormente introduzem-se nos pulmões e provocam reações alérgicas, havendo indícios que indicam ser pior para a asma do que o pelo do cão, gato ou até mesmo a poeira convencional.

Mosquitos

Os mosquitos ocupam o primeiro lugar na lista de espécies que originam mais mortes por ano, sendo atualmente responsáveis por cerca de 725 mil mortes anualmente.

Estes animais transportam várias doenças, existindo alguns casos de doenças exclusivamente transmitidas por estes insetos. As doenças mais abordadas face aos mosquitos são a Febre amarela, Dengue, Zika e Chikungunya, mas existem muitas mais veiculadas pelos mesmos

Infelizmente, esta é a praga urbana mais difícil de ser eliminada, já que é necessária uma consciência coletiva para evitar água parada em qualquer ambiente. Os mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti,são perigosos para toda a sociedade.

Extermínio® – Higiene Controle, Lda, é especialista na gestão da praga Aedes aegypti, para a qual desenvolveu programas de controlo físico, biológico e químico desta espécie de acordo com as mais recentes metodologias existentes no mercado.

A nossa avaliação, para o impacto deste inseto, compreende uma análise integrada em que a aplicação de químicos é sempre o último recurso. Podemos ajudá-lo a implementar medidas de controlo e prevenção desta praga na sua habitação e instalações. A nossa ação passa por desenvolver ações preventivas e, sempre que necessário, recorremos a metodologias adequadas para o controlo desta praga.

Pombos

Os pombos são animais muitos frequentes em qualquer cidade, mas podem ser um perigo para a saúde humana, uma vez que conseguem transmitir várias doenças, conhecidas como zoonoses, como a criptococose ou a salmonelose, por exemplo.

No entanto, a transmissão deste tipo de doenças acontece principalmente através dos excrementos e, por isso, embora não seja necessário eliminar os pombos, é preciso ter cuidado para evitar o contato direto com as fezes. Além disso, é importante que as cidades façam uma limpeza adequada das fezes, já que, quando secam, podem transformar-se em partículas e deste modo podem ser inspiradas através do nosso sistema respiratório.

Oferecemos tratamentos personalizados para todo o tipo de pragas, desenvolvendo ações preventivas e recorrendo a metodologias adequadas para o controlo pragas, com o mínimo impacto em termos de saúde pública e meio ambiente.

Fazemos a sua avaliação gratuitamente, entre em contacto connosco.

291 930 500

www.exterminio.ptVisite o nosso Facebook e LinkedIn!

Grupo Extermínio® - Em prol da saúde pública desde 1990!