Coronavírus Madeira

Vacinação ao fim-de-semana no Tecnopolo é exclusiva para crianças

Os adultos que acompanhem as crianças também podem ser vacinados

None

Ao fim-de-semana a vacinação contra a covid-19, no Centro de Vacinação do Funchal, no Madeira Tecnopolo, é apenas para as crianças dos 5 aos 11 anos.

Os adultos que acompanhem as crianças, podem também ser vacinados.

No dia de hoje, têm sido muitos os adultos, mesmo sem crianças para vacinar, que se têm dirigido ao Tecnopolo para receber a vacina contra a covid-19. Esta situação tem causado alguns constrangimentos, nomeadamente alguma demora no atendimento, fazendo com que as crianças tenham de aguardar mais tempo do que seria desejado e levando alguns pais a adiar a vacinação dos seus filhos.

Ao DIÁRIO, fonte da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil deu conta desta situação, apelando aos adultos que não se dirijam, este fim-de-semana, ao Centro de Vacinação do Funchal, de modo que a vacinação dos mais novos decorra sem qualquer constrangimento.

Por razões logísticas, torna-se difícil repartir os meios disponíveis para a vacinação de crianças e de adultos em simultâneo. Além disso, o facto de as vacinas serem diferentes para os mais pequenos, faz com que todo o processo se complique e gere alguns atrasos.

Hoje e amanhã, no Tecnopolo, a vacinação dos 5 aos 11 anos decorre entre as 9 e as 18 horas. 

Nos centros concelhios, decorre, em simultâneo, a vacinação de adultos e crianças, em horários específicos. No Centro de Vacinação da Ribeira Brava (destinado aos concelhos da Ribeira Brava e Ponta do Sol) funciona, este sábado, até às 16 horas para as crianças; os adultos puderam vacinar-se de manhã. O Centro de Vacinação da Calheta está aberto das 14 horas  até às 17 horas para os mais pequenos, enquanto de manhã funcionou para os adultos. Na zona leste, o Centro de Vacinação de Santa Cruz abre às 14 horas e encerra às 18 horas; o de Machico (que serve os concelhos de Machico e Santana) funciona entre as 13 e as 18 horas, horários destinados às crianças, já que no período da manhã estes espaços estiveram abertos para vacinar os adultos. 

Amanhã, domingo, além do Centro de Vacinação instalado no Tecnopolo, funcionam, também, o Centro de Vacinação de São Vicente (para os concelhos de São Vicente e do Porto Moniz),entre as 9 e as 13 horas; o Centro de Vacinação de Câmara de Lobos, entre as 9 e as 14 horas; e o Centro de Vacinação do Porto Santo, entre as 9 e as 18 horas. Todos exclusivamente para crianças.

Os adultos que estejam interessados em vacinar-se contra a covid-19, independentemente da dose em causa, podem dirigir-se ao Tecnopolo, de segunda a sexta-feira, ou aos centros de vacinação concelhios nos dias e horários designados. 

Confira os horários da vacinação na próxima semana: