eleições legislativas Madeira

JPP critica “queixume e a constante vitimização" da candidatura do PSD

None

Numa actividade política promovida esta manhã, Élvio Sousa criticou o “queixume e a constante vitimização da candidatura do PSD” à Assembleia da República, acusando a coligação PSD/CDS de “situações que são produto dos próprios”. Como exemplos apontou o subsídio social de mobilidade e a Lei das Finanças Regionais.

O candidato lembrou, em relação ao primeiro, que "o tecto dos 400 euros acabou por penalizar os madeirenses, com o aumento das tarifas aéreas”, situação esta que, juntamente com outras, "foi alvo de propostas de alteração na Assembleia pelo JPP, mas chumbadas pela maioria".

“Mal entrou em vigor, passado poucos meses, houve necessidade de fazer a sua revisão deste mesmo subsidio social de mobilidade”,  vincou Élvio Sousa.

Sobre a Lei das Finanças Regionais recordou que a mesma "foi aprovada, em 2013, pelos deputados do PSD e do CDS eleitos pelo círculo da Madeira”, que “agora, queixam-se de um produto seu, de uma lei que discrimina a Madeira, quando foram cúmplices da actual situação discriminatória".

O candidato do JPP disse ainda que "o PSD e o CDS são especialistas em gastar o dinheiro do povo", em estudos. "Um dos últimos estudos, do famigerado regime fiscal próprio foi encomendado ao fiscalista Lobo Xavier, através da Sociedade de Advogados Morais Leitão, Galvão Teles e Soares da Silva, e quanto custou um Memorando? Mais 18 mil euros", atirou.

Para Élvio Sousa a coligação 'Madeira Sempre à Frente', "ao defender o Sistema Fiscal Próprio e o Sistema de baixa fiscalidade, cai "em clara contradição”. “Porque defendem um Sistema Fiscal Próprio, e a baixa fiscalidade, mas não o praticam, quando se recusam a baixar o IVA de 22% para 16%”, concluiu.