Coronavírus Mundo

Rio de Janeiro perderá 25 mil turistas com suspensão de cruzeiros na costa do Brasil

None
Foto EPA/Antonio Lacerda

O Rio de Janeiro perderá pelo menos 25 mil turistas este ano devido ao cancelamento das operações de cruzeiros na costa brasileira, motivado pelo aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas, informaram ontem fontes oficiais.

A situação sanitária e os quase 800 casos positivos reportados nos navios esta semana levaram a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) a suspender voluntariamente as operações nos portos do país desde a última quarta-feira, medida que se estenderá inicialmente até ao próximo dia 21.

Em apenas duas semanas, a cidade brasileira do Rio de Janeiro deixará de receber 30,5% dos turistas esperados na atual temporada de cruzeiros, um forte golpe para a economia local.

"Em janeiro de 2022, era esperada a chegada de aproximadamente 36 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. De 06 a 21 de janeiro, a cidade do Rio de Janeiro deixará de receber cerca de 25 mil turistas, o que significa que a economia da cidade perderá cerca de 7,5 milhões de dólares [6,65 milhões de euros]", disse o porto do Rio de Janeiro em comunicado.

A principal porta de entrada marítima da cidade retomou as suas atividades em 04 de dezembro do ano passado, quando se iniciou a temporada de cruzeiros no país sul-americano, que terminará em abril deste ano. Para toda a temporada, cerca de 120.000 turistas eram esperados na cidade.

Os protocolos sanitários exigidos para os cruzeiros pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa, órgão regulador) são muito mais rígidos do que para os restantes meios de transporte (aéreo ou rodoviário).

Juntamente com os Estados Unidos da América e Índia, o Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia, com mais de 619 mil mortes e 22,3 milhões de pessoas infetadas com o vírus.

A covid-19 provocou 5.456.207 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.