Desporto

Sporting vence Benfica e consolida liderança na Liga de basquetebol

Foto: Gerardo Santos / Global Imagens
Foto: Gerardo Santos / Global Imagens

O Sporting venceu hoje o Benfica, por 74-63, em jogo em atraso da quinta jornada do campeonato nacional de basquetebol, consolidando desta forma a primeira posição.

Embora o melhor marcador do jogo tenha sido o benfiquista Frank Gaines (17), a dupla Diogo Ventura, com 14 pontos, e Miguel Cardoso (10) acabou por fazer a diferença numa partida na qual os 'leões' se evidenciaram na ponta final do encontro.

A jogar em casa, o Benfica entrou mais forte no jogo, conseguiu rapidamente manietar os campeões nacionais, que chegaram a estar mais de cinco minutos sem pontuar, entre o 5-8 e o 18-9, explicando assim o desfasamento de 10 pontos (24-14) no final do primeiro quarto.

Com o passar do cronómetro, os comandados de Norberto Alves foram avolumando os erros defensivos, o Sporting, mesmo sem estar numa noite inspirada, foi aproveitando estes deslizes para se aproximar no marcador tendo chegado ao intervalo a perder por 'escassos' quatro pontos (39-35).

Os dois lançamentos triplos de Travante Williams e Micah Dwons e os dois lançamentos livres cobrados por Digo Ventura, a abrir a segunda parte, colocaram o Sporting na condição de vencedor (42-39).

Na luta pelo ponto, as duas equipas cerraram fileiras, o jogo passou a ser mais interessante e emotivo, com o resultado a balancear ora para um ora para outro lado e com as equipas a aproveitarem a cinco faltas de cada lado para 'sacarem' lançamentos livres.

Com quatro pontos de diferença entre as equipas, tornou-se evidente que qualquer deslize no último quarto poderia ser fatal. O Sporting atingiu a quinta falta a seis minutos do final, contudo o Benfica não conseguiu capitalizar esse fator, já que nas oportunidades que teve foi perdulário.

Ao invés, os comandados de Luís Magalhães souberam gerir a vantagem e as emoções para capitalizarem as falhas adversárias para dilatar o marcador acabando por vencer por 74-63.