5 Sentidos

Festival Nova Geração no Teatro Municipal Baltazar Dias

None

O Teatro Municipal Baltazar Dias recebe, nos dias 26 e 27 de Janeiro, pelas 18 horas, a 3ª edição do Festival Nova Geração.

Trata-se de um evento com direcção artística de Aniko Harangi, co-produzido pela Câmara Municipal do Funchal.

Este projecto anual, que já conta com três edições,  tem como objectivo apoiar os jovens e talentosos instrumentistas madeirenses.

Esta edição conta com a participação dos músicos Francisco Lopes, Elvis Sousa, Ana Irene Rodrigues e Pedro Camacho, o actor Pedro Araújo e a ilustradora Laura Andrade.

O festival será composto por dois concertos: 'Sinestesia' e 'The Color of the Winds'.

'Sinestesi' é um concerto de guitarra, poesia e animação 2D, que decorrerá no dia 26 de Janeiro, com a participação do guitarrista Francisco Lopes, o actor Pedro Araújo e a ilustradora Laura Andrade.

O concerto parte da ideia que a toda a arte passa pelos cinco sentidos.

Este espectáculo propõe uma viagem sensorial ao paraíso e ao inferno, laicamente associados ao amor e à morte, através de um processo de ligação entre a música, o teatro e a animação bidimensional.

Esta sinestesia pretende despertar no público diferentes estímulos em simultâneo, fazendo com que as sensações causadas ocorram ao mesmo tempo, sem que se substituam umas às outras.

A guitarra, em torno da qual se desenrola toda a performance artística,  protagoniza a Folia de España de Manuel Maria Ponce, uma das obras mais emblemáticas do repertório deste instrumento, e abre portas aos lieds declamados por Pedro Araújo ao som das cordas de Francisco Lopes, entre os quais a canção 'Ich bin der Welt abhanden gekommen' de Gustav Mahler.

O mundo de Laura Andrade vem imprimir à música escrita e interpretada a leveza e o imaginário sensorial através da ilustração.

Este concerto é um convite à experiência sensorial de cada espectador, incitando à sua criatividade e à utilização dos diferentes sentidos para descobrir novas formas de interação.

Já o concerto 'The Colours of the Winds' decorrerá, no dia 27 de Janeiro. Trata-se de um recital de saxofone, flauta transversal e piano, que convida o público a assistir um concerto extremamente rico em estilo e carácter numa simbiose sonora, que junta o saxofone, a flauta transversal e o piano.

O recital conta com a participação dos instrumentistas Elvis Sousa, Ana Irene Rodrigues, Pedro Camacho e Aniko Harangi, tendo a particularidade de apresentar um repertório original para a instrumentação escolhida, onde haverá momentos musicais enriquecidos com projecção de vídeo, graças à colaboração do grupo 'GlitchVisual Artists', que levará o ouvinte a viagens sonoras e visuais.