eleições legislativas Madeira

“Votar a favor da Madeira é votar no PS”

Fotos DR/PS-Madeira
Fotos DR/PS-Madeira

O presidente do Partido Socialista apelou, hoje, a que, no dia 30 deste mês, as pessoas votem com inteligência em quem pode apoiar as Regiões Autónomas. “Neste momento, no nosso país, votar a favor da Madeira é votar no PS”, disse Carlos César esta noite, num encontro com militantes e simpatizantes na ilha do Porto Santo.

O dirigente assegurou que no PS os deputados não são punidos por defenderem a sua terra. Pelo contrário, disse que os mesmos “têm obrigação de o fazer”, deixando a garantia que os deputados do PS-M irão para a assembleia da República para defenderem a Madeira. Aproveitou também para elogiar a lista candidata às eleições de 30 de janeiro, evidenciando que Carlos Pereira foi um dos melhores deputados na Assembleia da República nos últimos anos.

Por outro lado, o responsável destacou o pendor autonomista do PS, afirmando que prefere “mil vezes o mais centralista dos ministros de António Costa do que qualquer ministro dos governos de Cavaco Silva e Passos Coelho, que martirizaram as Regiões Autónomas”. Aliás, frisou que o Governo de António Costa tem sido solidário com a Madeira e que, quer nos casos de catástrofes, quer em investimentos estruturantes, “tem dito presente, enquanto outros nem diziam ausente”.

Carlos César manifestou o seu agrado por ter vindo à Madeira e ao Porto Santo, numa clara diferença entre o PS e os seus principais adversários. Apontou que o líder do PSD faltou a um debate nas rádios porque disse que tinha de estar em todo o território nacional. “Para ele, o território nacional é de norte a sul do continente. Não contam os Açores nem conta a Madeira”, constatou.

Pelo contrário, para o PS, “Portugal é Portugal inteiro. É o Portugal continental, é o Portugal insular, é a administração central e são as Autonomias regionais dos Açores e da Madeira”.

O presidente do PS deu ainda conta daquilo que foi conseguido nos últimos seis anos pelo Governo socialista, nomeadamente a retirada de 700 mil pessoas da situação de pobreza e exclusão social e o aumento do salário mínimo, dos abonos de família, das pensões, do subsídio de desemprego e outras prestações sociais. “Agora é tempo de dar o salto adiante, é tempo de melhorar os salários médios, os salários dos quadros técnicos e dos funcionários da administração pública”, frisou.

É preciso impedir o regresso ao passado

Por seu lado, o cabeça de lista pelo círculo eleitoral da Madeira alertou para a importância de evitar um regresso ao passado, recordando os maus tempos dos Governos de Passos Coelho e Paulo Portas, que cortaram nos salários, congelaram as pensões e proibiram que houvesse redução de impostos. Carlos Pereira advertiu que Rui Rio representa esse regresso ao passado e que é preciso impedir que chegue ao Governo. Isto, para além do perigo de uma aliança com o Chega. “Não podemos permitir que isso aconteça!”, avisou.

O candidato e deputado lembrou as conquistas alcançadas nos últimos seis anos e frisou que o PS tem uma agenda para a Madeira com medidas concretas em prol da melhoria da vida dos madeirenses e porto-santenses. “Temos uma agenda para ajudar a Madeira e o Porto Santo e não vamos desistir”, assegurou, dando conta que “o PSD não tem nada para mostrar, está sempre a protestar e está em perfeita negação”. Destacou ainda os dossiês resolvidos e criticou o PSD por continuar a dizer que as coisas não foram resolvidas.

Já Sofia Dias, candidata e presidente da concelhia socialista do Porto Santo, apelou a uma maioria do PS no dia 30 de janeiro. “Só com um Governo do PS liderado por António Costa será possível garantir estabilidade para Portugal. Só com estabilidade, o País pode avançar e os portugueses podem ter tranquilidade”, disse.

Afirmou ainda que o PS é o único partido capaz de garantir o diálogo entre o Porto Santo, a Madeira e o Continente.