eleições legislativas Madeira

JPP diz que os agricultores estão "a ser escravizados pelos Governos PSD/CDS"

None

"Há anos que os agricultores estão a ser escravizados pelos Governos PSD/CDS”, afirmou hoje Élvio Sousa, na sequência de uma acção de contactos com vários agricultores da Região.

O candidato do JPP à Assembleia da República apontou, ca questão da água de rega, que “não chega para as necessidades das 12 mil explorações agrícolas", sublinha.

"Os regantes pagam cada vez mais e os governantes continuam a falhar na entrega da água”, lamentou o candidato.

Outro assunto abordado pelo JPP prende-se com o preço da banana pago ao bananicultor.

“Os preços da banana não são actualizados há mais de 20 anos e a GESBA, empresa do outro monopólio das Ilhas, prefere distribuir os lucros dos milhões de euros pelos seus sócios, que aumentar o preço que paga aos agricultores, aqueles que trabalham a terra”, expõe o candidato, reforçando que “os agricultores da Madeira estão a ser explorados pelos governos PSD/CDS”.

Élvio Sousa recordou que “a GESBA, com vendas que apontam para valores de 21 milhões de euros, foi uma empresa criada para aumentar o rendimento líquido do agricultor, e não para aumentar os rendimentos dos conselhos de administração”, contudo, "o que se tem verificado, de acordo com os relatórios de contas oficiais, é que, na prática, a GESBA paga, em média, menos 30 cêntimos por quilo em relação a 2005”. precisa.

Para Élvio Sousa, esta é uma situação "inaceitável", pois “os agricultores merecem receber o justo valor pelo quilograma de banana”.

“O que está a acontecer é o uso do monopólio para servir-se do trabalho dos agricultores. A GESBA apresentou resultados líquidos aproximados de 2 milhões de euros e, em 2020, utilizou este lucro não para aumentar o rendimento líquido do produtor, mas para criar um Museu da Banana”, insiste.

Para o cabeça de lista do JPP “este é um exemplo de que as prioridades não estão do lado do agricultor, do lado do produtor da terra mas sim do lado do interesse e do monopólio”.