eleições legislativas Madeira

PTP quer ajuda da República para “redesenhar” sistema de saúde

None
Vamos propor a nível nacional um programa especial de ajuda na resolução de listas de espera, altas problemáticas que envolvem as autarquias, assim como um contributo nacional de apoio à formação na EU, criar quadros de excelência, identificar pontos fracos e pontos fortes dos vários centros hospitalares e incentivar uma colaboração formativa de quadros no país.

Este foi o compromisso assumido pela candidatura do PTP à Assembleia da República, numa iniciativa política promovida este sábado, dia 22 de Janeiro, junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça. 

Na sequência da intenção do Governo Central apostar na desconcentração e descentralização dos cuidados de saúde, os trabalhistas dizem que vão propor "um programa de reforço orçamental e de poderes das autarquias de todo o pais, envolvendo-as na participação de uma solução global e a longo prazo" par ao sistema de saúde.

"As autarquias aderentes poderão depois estabelecer Contratos Programa com hospitais públicos ou privados no país e dentro da UE no âmbito dos cuidados de saúde transfronteiriços, contribuindo para a resolução das listas de espera/altas problemáticas", explica o partido em nota de imprensa.

"Nesta qualidade poderá cada hospital propor profissionais a formações e aquisição de competências profissionais especificas em centros de excelência na UE", acrecenta.

"Vamos contribuir para disciplinar e tornar transparente uma gestão inteligente de listas de espera hospitalares em todo o país, assim como na relação entre o publico e o privado, eliminando focos de promiscuidade e conflitos de interesses", conclui.