Madeira

Barreto destaca que "existe uma alternativa ao porto do Caniçal"

Secretário regional da Economia acompanhou operação de cargas e descargas que esteve condicionada pelo mau tempo

None

Na noite desta sexta-feira, os navios-cargueiros atracaram finalmente no Porto do Caniçal depois de uma operação excepcional de descarga no Porto do Funchal, conforme noticiou ontem o DIÁRIO.

O Secretário regional da Economia, Rui Barreto, que esteve a acompanhar a operação, destacou que a autorização exepcional para que dois dos navios porta-contentores, nomeadamente, aqueles que tinham meios próprios para descarregar a respectiva carga, permitiu “que esta operação decorresse muito bem, tendo ficado garantida a segurança e o abastecimento de bens essenciais, como os produtos perecíveis, o gado vivo ou o gás para a produção de eletricidade”.

Esta medida, sublinhou o governante, “permitiu, igualmente, demonstrar que, numa situação de contigência como a que se verificou durante alguns dias desta semana na Região, existe uma alternativa ao porto do Caniçal que permite garantir o abastecimento de produtos prioritários à Região”.

Rui Barreto aproveitou ainda para felicitar "todas as pessoas e entidades que permitiram que a operação especial de descarga pudesse ocorrer no porto do Funchal com a celeridade e eficácia com que se verificou, desde os colaboradores e dirigentes da APRAM, aos operadores e trabalhadores portuários, passando pela Capitania do Porto do Funchal, Alfândega e restantes forças de segurança envolvidas".

A melhoria do estado do tempo no final da tarde e início da noite de ontem, permitiu, ainda que com alguma ondulação, a acostagem dos navios ‘Funchalense 5’ e ‘Ilha da Madeira’.

No caso do 'Funchalense 5”', acrescenta Rui Barreto, “e depois de descarregar as restantes mercadorias que não foi possível deixar no porto do Funchal, onde o navio atracou, excepcionalmente, na passada quarta-feira, seguirá depois para Lisboa”.

Rui Barreto adiantou ainda que já atracou o navio porta-contentores 'Rebecca S', que “depois de deixar parte da carga da Madeira, irá carregar também mercadorias com destino ao Porto Santo, para onde o navio deverá seguir amanhã, caso as condições de mar o permitam”.