Madeira

Comercialização de Vinho Madeira aumentou em valor e quantidade

Foto Arquivo/Rui Silva/Aspress
Foto Arquivo/Rui Silva/Aspress

A comercialização de vinho generoso 'Madeira' rondou os 3,1 milhões de litros, gerando 19,3 milhões de euros de receitas de primeira venda em 2021, segundo os dados divulgados hoje pela Direcção Regional de Estatística, tendo por base os dados fornecidos pelo IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.. "Face a 2020, observaram-se acréscimos de 19,8% e 32,1% na quantidade e em valor, respectivamente", sendo que nesse ano a indústria ficou também muito marcada negativamente pela pandemia de covid-19.

"Em relação ao último ano pré-pandémico (2019), as variações foram de -0,7% na quantidade e de +3,6% no valor", confere a DREM, revelando essa recuperação quase perfeita um ano depois da grande quebra na quantidade em 2020 (o pior ano de que há registo) e o pior da última década (desde de 2010) no valor do produto.

Assim, "em 2021, o mercado nacional apresentou uma evolução positiva face a 2020, quer nas quantidades (+63,1%), quer em valor (+70,9%), impulsionado pelo acréscimo verificado nas vendas feitas tanto para o Continente (+68,9%, em quantidade; +122,1%, em valor) como na Madeira (+60,5%, em quantidade; +53,7%, em valor)", explica a DREM. "Por sua vez, o mercado comunitário registou igualmente aumentos nas quantidades vendidas (+8,4%) e em valor (+15,3%), tal como o extracomunitário (+26,7% e 34,9%, pela mesma ordem)".

Além disso, "desagregando por país, no mercado comunitário, a França continuou a ser o principal mercado, apesar de se observarem quebras de 4,5% nas quantidades e de 1,6% no valor", sendo que "em contraponto, há a assinalar os aumentos verificados no mercado belga, que registou crescimentos tanto nas quantidades (+34,1%), como em valor (+49,1%), bem como no mercado holandês, com aumentos no volume vendido (+33,2%) e na receita gerada (+21,8%)".

Já no mercado extracomunitário, "destaque para o comportamento das quantidades vendidas para a China e Suíça, com decréscimos nas quantidades (-12,9% e -17,2%, respetivamente) e em valor de vendas (-22,4% e -14,0% pela mesma ordem)", enquanto que "os EUA, principal mercado extra-UE de vinho 'Madeira', aumentaram as importações deste produto, em volume (+66,4%) e em valor (+76,7%)", aponta.

"Do total comercializado, 76,1% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 7,25 euros/litro (6,80 euros/litro em 2020). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,68 euros/litro (mais 0,01 euros/litro que em 2020)", ressalva. "No que respeita ao 4.º trimestre de 2021, a comercialização de vinho generoso 'Madeira' registou uma variação homóloga de +29,8% nas quantidades e de +36,6% no valor".