Madeira

CMF vai reforçar o apoio ao comércio tradicional

None
Foro André Ferreira

O presidente da Câmara do Funchal (CMF) garante que o apoio ao comércio tradicional vai continuar. Pedro Calado respondeu desta forma a uma questão colocada pela coligação ’Confiança’, durante a reunião semanal desta quinta-feira.

O presidente da autarquia do Funchal adiantou que está a ser feita uma remodelação dos programas em vigor com o objectivo de ajustar à realidade actual e reforçar os apoios aos comerciantes.

Pedro Calado assegura que os comerciantes não ficam desprotegidos com a suspensão do programa 'Eu Compro Local', implementado na vereação anterior. “Aquilo que nós estamos a realizar é uma remodelação de todos os programas. Queremos chegar a mais comerciantes, a mais consumidores com outros fins”, salientou.

O presidente da CMF lembra que o seu executivo se propôs a facilitar o preenchimento no que diz respeito às candidaturas de fundos comunitários que o Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) está a fazer através de um protocolo que cria a ‘Via Verde’ celebrado esta semana e que visa ajudar os empresários sobretudo as estruturas mais pequenas e micros a terem uma candidatura mais rápida, mais ágil e mais célere com a Câmara do Funchal. Neste âmbito, refere que a autarquia está a actuar no sentido de proteger e de dar mais condições a que os empresários tenham outra forma de trabalhar e é uma forma indirecta de ajudar.

“Estamos a ajudar o comércio local e os nossos empresários. Nunca estão esquecidos, antes pelo contrário”, garantiu Pedro Calado.

Confiança lamenta abandono do comércio local

A equipa da coligação Confiança aproveitou a reunião semanal da Câmara Municipal do Funchal para transmitir o sentimento "de apreensão dos comerciantes" do município com a actual situação económica, nomeadamente com dificuldades sentidas neste Inverno, materializadas numa redução substancial das vendas.