Artigos

Governos PSD e PSD/CDS sempre contra a Madeira

Os madeirenses têm memória. Todos nos recordamos da forma como os governos do PSD e do PSD/CDS na República prejudicaram a Madeira. Durante estes “desgovernos” de direita, não foram capazes de salvaguardar um único direito aos madeirenses, não implementaram uma única medida política em prol do nosso progresso, em defesa do aprofundamento da nossa Autonomia.

Vamos a factos, sem distrações nem manobras de propaganda enganosa.

Lembramo-nos, muito bem, da ministra laranja que impôs o endividamento zero à Região e do primeiro-ministro de direita, também PSD, que nem um cêntimo enviou como apoio, que nunca contribuiu para ajudar a pagar as dívidas da Madeira, que nada fez para auxiliar as autarquias locais, apesar de atravessarem uma fase de enormes dificuldades financeiras, recusando, inclusive, apoiar o investimento na continuidade territorial. E quem não se lembra da célebre frase do primeiro-ministro PSD: “Jardim, queres dinheiro? vai ao Totta!”

Foram os governos do PSD/CDS que, ao longo dos anos em que estiveram no poder da República, lesaram os madeirenses, sem apelo nem agravo: impuseram uma dupla austeridade à Região, aplicaram um garrote financeiro aos madeirenses, decretaram juros da dívida altíssimos, aumentaram, com níveis escandalosos, os impostos aos madeirenses e, em diversos momentos, não cumpriram a Lei da Finanças Regionais; como também aprovaram uma nova Lei das Finanças Regionais bastante prejudicial para a Madeira, reduzindo, só este ano, 15 milhões de euros de transferências, por vontade e responsabilidade dos deputados do PSD e do CDS que votaram favoravelmente a esta extorsão.

Outros factos. Durante os governos do PSD e do PSD/CDS: quantos Projetos de Interesse Comum foram aprovados para a Madeira? Zero! Quantos euros de apoio foram definidos para a construção de um Novo Hospital na Madeira? Zero! Quantos euros eram transferidos, anualmente, para a Região das verbas dos Jogos da Santa Casa da Misericórdia? Zero! Quantas famílias madeirenses beneficiavam de uma Tarifa Social de Eletricidade? Zero! Quantos euros disponibilizaram para assumirem as dívidas da Região? Zero.

E durante os governos do Partido Socialista? Projetos de Interesse Comum? Um. Verbas para a construção de um Novo Hospital na Madeira? 50% de apoio. Transferências das verbas dos Jogos da Santa Casa da Misericórdia? 17 milhões por ano. Famílias madeirenses a beneficiar de uma Tarifa Social de Eletricidade? 20 mil.

Ao longo dos governos do PS: subsídio de mobilidade? 70 milhões por ano, com o PSD/CDS estavam disponíveis apenas 11 milhões. Encargos com os Juros da dívida oculta, contraída à socapa pelo governo regional? 5 milhões, mas com o PSD/CDS, a Madeira era obrigada a pagar 12 milhões. Transferências para as autarquias da Região? 82 milhões de euros, com o PSD/CDS chegavam à Região apenas 11 milhões. Transferências para a Segurança Social? 38,5 milhões de euros e com o PSD/CDS a Madeira recebia apenas 17,5 milhões.

Nos governos do PS, quantos euros foram disponibilizados para pagar as dívidas da Região? 640 milhões de euros, mas, como sabemos, nos governos do PSD/CDS chegaram à Madeira zero euros.

Factos são factos.