Madeira

Tempo quente deve perdurar até terça-feira

Na segunda metade desta semana a temperatura arrefece e poderá chover

None

Hoje a temperatura máxima do ar no Funchal poderá chegar aos 26 ºC. Amanhã e depois, deve ainda subir aos 24 ºC. Só a partir de quarta-feira está previsto arrefecimento mais significativo e o surgimento das primeiras chuvas.

“A situação de tempo quente na Madeira esteve e continuará a estar nos próximos dois a três dias associada à presença de massa de ar quente tropical e seca (em particular em altitude), transportada numa circulação anticiclónica, com o Anticiclone (Anticiclone dos Açores), centrado a sul da europa ocidental. As temperaturas máximas registadas enquadram-se nas previsões que têm sido divulgadas e os maiores valores (28 ºC), resultam de influências locais e das características fisiográficas do terreno e ao efeito de Foehn que se terá feito sentir na costa norte da Madeira”, explicou ao DIÁRIO Victor Prior, Delegado regional do IPMA na Madeira.

De acordo com o meteorologista, até amanhã, segunda-feira, “as temperaturas deverão manter-se acima dos valores normais para a época do ano, com máximos no Funchal da ordem de 25 ºC, ou seja, temperatura de verão”, reconhece.

Contudo, a partir desta segunda-feira “deverá registar-se uma diminuição gradual até quarta-feira, dia em que a temperatura máxima do ar já não deverá ultrapassar os 21 ºC”, máxima que “deverá continuar dentro deste valor nos oito dias seguintes”, ou seja, as temperaturas mais amenas deverão prevalecer, pelo menos, até meados da próxima semana (dia 12).

A nível geral, a primeira precipitação com algum significado deste ano poderá vir a ocorrer na segunda metade desta primeira semana de 2022.

“Alguma chuva, em regime mais persistente, só a partir do dia 6, quinta-feira”, antevê Victor Prior.

Ano Novo começa com temperatura a ultrapassar os 26 ºC

Quinta Grande é hoje a localidade - da rede do IPMA - mais quente

Orlando Drumond , 01 Janeiro 2022 - 14:31

Hoje, até às 11:00, havia registo de precipitação muito pouco significativa ocorrida em Porto Santo (0,4 mm) e no Caniçal (0,1 mm). Já no que respeita às temperaturas do ar, até a última hora a máxima mais alta havia sido registada no Porto Moniz (24,0 ºC). Extremos da temperatura máxima acima dos 23 ºC foram também já hoje registados em localidades como Funchal (Cancela/SRPC; Observatório; Lido), Lugar de Baixo/Ponta do Sol, Santana e Ponta de São Jorge.